segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ASA Pernambuco participa de Fórum de Políticas Públicas para mulheres do Semiárido.


Na última terça-feira (22), no município de Sertânia, a Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA-PE) foi convidada pela Secretaria Estadual da Mulher do Estado, para participar do II Fórum de Gestoras Políticas Públicas para Mulheres do Semiárido Pernambucano. Criado em 2007, o fórum tem como objetivo discutir ações e promover debates sobre as políticas públicas para as mulheres do Semiárido.
Estiveram presentes no fórum o prefeito de Sertânia, Gustavo Maciel; a secretária da Mulher do município, Teresa Raquel Viana; a secretária de desenvolvimento social, Taciana Coimbra e a secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque.

A coordenadora executiva da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) pelo estado de Pernambuco, Neilda Pereira, participou do fórum com o tema “Principais questões do Semiárido pernambucano considerando as dimensões de gênero, econômica, social, ambiental, política e cultural”. Na ocasião, Neilda discutiu sobre a importância da água como direito humano; as ações da ASA através dos Programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e do Programa Uma Terra e duas Águas (P1+2); a Política Estadual de Convivência com o Semiárido, os planos municipais, assim como as proposições para as próximas conferências regionais.

Ainda durante o evento, a coordenadora citou exemplos das tecnologias hídricas desenvolvidas pela rede na região, como as cisternas de placas, cisternas-calçadão e as barragens subterrâneas. “A ASA valoriza as experiências dos/as agricultores/as, e principalmente das agricultoras, uma vez que as mulheres estão participando ativamente dos processos nas comunidades e na gestão dessas ações”, declarou.

Ao final, foi debatida a aprovação da Lei Estadual de Convivência com o Semiárido Pernambucano. “Uma conquista para o povo da região que necessita de ações concretas e estruturadoras. É fundamental que a lei venha junto com propostas e composições, uma vez que a seca é uma característica inerente à região”, resume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário