terça-feira, 29 de outubro de 2013

Diocese de Pesqueira recebe agricultores e agricultoras do Sertão do Pajeú



*Por Roseilda Couto 

Nos dias 17 e 18 de Outubro, a Diocese de Pesqueira recebeu um grupo de 15 agricultores e agricultoras de cinco municípios do Sertão Pernambucano; Brejinho, Ingazeira, São José do Egito, Tuparetama e Afogados da Ingazeira, acompanhados pela Diaconia.
 A experiência da família de Dona Lourdes no Sitio Poços, em Arcoverde, chamou  atenção dos participantes. Na ocasião, a filha de Dona Lourdes,  falou da mudança que aconteceu na família desde quando recebeu a cisterna de 1ª água.  “A luta foi grande, teve momentos que minha mãe imaginava que não íamos conseguir” enfatizou.  A partir dessa primeira experiência, eles despertaram para a busca de alternativas de convivência com o semiárido, participaram de vários intercâmbios e foram beneficiados com uma cisterna enxurrada. Mesmo com pouca água e alimento para os animais, a família   conseguiu  garantir  a sobrevivência  construindo  pequenos canteiros no quintal da sua casa.

Os participantes também conheceram as experiência de Seu Antônio e Dona Dionete, no Sítio Carrapateira. Eles produzem alimentos orgânicos como frutas, hortaliças, verduras além de um pequeno partido de flores. Este é um  exemplo de agricultura equilibrada, onde  se trabalha o manejo do solo  garantido assim o sustento da família.
Seu Antônio  conta  que  “A experiência deve ser um ponto fundamental, onde é possível fazer a troca de conhecimentos e melhorar cada vez mais sua forma de produzir”, enfatiza.  Ao final do intercâmbio as famílias falaram da importância da  ação   como uma  forma de compartilhar os conhecimentos.

*Coordenadora do Programa Uma Terra e Duas Águas – Diocese de Pesqueira/PE 


Nenhum comentário:

Postar um comentário