segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Diocese de Pesqueira celebra 95 anos e Cáritas Diocesana de Pesqueira recebe o título oficial de organismo da Diocese


Dia 02 de agosto a Diocese de Pesqueira completou 95 anos de existência na Catedral de Santa Águeda. A solene Concelebração Eucarística foi presidida por sua Excia. Revma. Dom Antônio Fernando Saburido, OSB, Arcebispo de Olinda e Recife, que aceitou o convite feito por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano.
Momento de celebração dos 95 anos da Diocese de Pesqueira
Na ocasião a Cáritas Diocesana de Pesqueira, representada pela coordenadora geral  Neilda Pereira, recebeu do Bispo Dom José Luiz o título de organismo da Diocese de Pesqueira, tendo sido formalizada como organização não governamental. “Para nós que formamos a Cáritas Diocesana é um momento de reconhecimento de um trabalho que tem sido construído por muita gente. Por isso vivenciamos com muita alegria esse momento e para nós é fruto de ação coletiva com as famílias agricultoras, Cáritas Paroquiais, Associações Comunitárias, Sindicatos, Igrejas, enfim todos os amigos e parceiros”, afirmou Neilda Pereira, que esteve presente na celebração dos 95 anos da Diocese de Pesqueira com toda equipe da Cáritas Diocesana de Pesqueira para comemorar a emancipação da instituição.
Dom Fernando deu inicio à sua homilia afirmando que a questão fundamental do cristianismo encontra-se na resposta a pergunta de Jesus: “Como podemos ser cristãos sem saber quem é o Filho do Homem? Ao mesmo tempo, esta é a missa da Igreja que, antes de anunciar Jesus Cristo, deve conhecê-lo, experimentar seu amor incondicional e segui-lo na conversão de cada dia. Esta, portanto, é também a missão da Diocese de Pesqueira desde que foi criada”.
Antes do término da missa, a equipe da Catedral fez uma memória da caminhada da Diocese de Pesqueira com apresentações históricas recordando a todos as origens e os momentos mais importantes da Diocese em sua história. Ao final da celebração Dom José Luiz, dirigiu palavras de agradecimento a Dom Saburido. Também fez três importantes anúncios, como marcos da celebração dos 95 anos: a integração da Cáritas Diocesana como organismo Diocesano; a homologação como organismo ligado à Diocese, da Comissão Justiça e Paz, e a oficialização do Fundo Diocesano de Solidariedade.
Encerrando as comemorações, a Banda Marcial Dom Adelmo Machado, do Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde, realizou uma apresentação em frente a Catedral de Santa Águeda para os participantes da Missa.
A atuação da Cáritas -  A Cáritas Diocesana de Pesqueira faz parte de redes e fóruns que buscam a melhoria da qualidade de vida do ser humano através do cunho sustentável, como a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). 
Cada ação desenvolvida pela Cáritas está ligada a uma rede de solidariedade que se fortalece através da promoção das igualdades humanas, dos ensinamentos sustentáveis e cidadãos e da valorização de um futuro prospero e digno para todos. “A caminhada da Cáritas Diocesana de Pesqueira tem sido marcada ao longo desses anos pela valorização das experiências locais, construção de diversas ações de convivência com o semiárido, mas, sobretudo pelo compromisso com as pessoas que vivem em situação de exclusão social”, explicou Neilda Pereira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário