terça-feira, 6 de agosto de 2013

ARTICULAÇÃO NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO RECEBE PRÊMIO DE EXCELÊNCIA PELO SERTA


Durante a comemoração dos 24 anos de existência do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), a Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE) foi homenageada com o Prêmio Excelência Serta de Reconhecimento e Mérito 2013. A coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira e coordenadora executiva da ASA pelo Estado, Neilda Pereira, recebeu a premiação pelas mãos de uma jovem rural. A solenidade aconteceu no último dia 02 no município de Glória do Goitá.

Em sua segunda edição, o prêmio reconhece o trabalho e a parceria de diversas organizações e instituições.  Além da ASA/PE, a Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Tribunal de Justiça do Estado, Secretarias Estaduais e Fetape também foram agraciados este ano. A Articulação Pernambucana recebeu a premiação pela contribuição e construção de políticas de convivência com o Semiárido na região no Estado.

“O prêmio representa a trajetória e a história do Serta, as alegrias e a dores da organização. A premiação é carregada de símbolos e sentimentos das lutas da agricultura familiar agroecológica e da convivência com Semiárido. Simboliza a nossa caminhada de resistência e valorização dos saberes dos nossos povos”, reforçou o vice-presidente do Serta, Sebastião Alves dos Santos.

Neilda Pereira ressaltou a importância e o papel do Serta dentro da Articulação e agradeceu o reconhecimento ao receber o prêmio. “O Serta tem dado uma enorme contribuição aos filhos dos agricultores e agricultoras e também vem construindo a trajetória da ASA com as outras organizações. Juntos, estamos mudando a cara do Semiárido com políticas públicas e ações concretas e estruturantes. Ficamos felizes com esse reconhecimento”, enfatizou a coordenadora.

A solenidade reuniu cerca de 300 pessoas. Além de jovens rurais e agricultores e agricultoras, participaram da cerimônia o presidente do Serta, Germano Barros, o sócio-fundador do Serta, Abtalaziz Moraes, representantes de organizações e lideranças políticas, como o presidente da Câmara de Vereadores de Altinho, Mauro João, prefeito de Glória do Goitá, Nicodemos Ferreira, secretário executiva de Agricultura Familiar do Estado, José Cláudio da Silva, secretário estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antonio Maranhão, e deputada federal, Luciana Santos.

SERTA – Fundado em 1989, já formou 1.440 jovens rurais de várias partes do Semiárido brasileiro. Atua em 89 municípios da região a partir de dois campi: em Ibimirim, às margens do Açude Poço da Cruz, e, em Glória do Goitá, no Campo da Sementeira.

Obteve o credenciamento do Conselho Estadual de Educação e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (Sectma) para constituir, nos dois campi, escolas técnicas de formação profissional – Centro Tecnológico da Agricultura Familiar – reconhecendo-se a formação dos ADL (Agentes de Desenvolvimento Local), na categoria de curso profissional de Nível Médio Técnico em Agroecologia.

“São 24 anos construindo uma longa história. Foi uma construção coletiva com vários parceiros e colaboradores. É momento de celebrar com todos os povos do Semiárido, com todos que trabalham com agroecologia e por um Semiárido mais digno e sustentável”, afirmou o presidente do Serta, Germano Barros.

Daniel Ferreira

Jornalista 4140 DRT/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário