sábado, 20 de julho de 2013

INTERCÂMBIO INTERESTADUAL REALIZADO NOS DIAS 04 E 05 DE JULHO DE 2013



Dias 04 e 05 de julho a Diocese de Pesqueira participou do Intercâmbio Interestadual no município de Lagoa Seca-PB, onde foram recepcionados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Participantes do Intercâmbio Interestadual.
 Foto: Roseilda Couto
As famílias tiveram a oportunidade de conhecer experiência de produção coordenada pelo jovem Gilvan, onde o mesmo desenvolve sua produção ao redor da cisterna, criação de animal de pequeno porte e venda do excedente da produção em feira agroecológica. Na ocasião os participantes deram depoimentos sobre o desenvolvimento da agroecologia com o auxílio da água da chuva captada através das tecnologias sociais. Quem acompanhou o intercâmbio foi Roseilda Couto, Coordenadora do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).  “O objetivo deste intercâmbio é despertar nas famílias a vontade de trabalhar de forma sustentável garantindo assim a segurança alimentar", disse Roseilda.

O grupo ainda visitou a outra experiência no município de Areial – PB, sendo foram recebidos pelo AS-PTA e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), onde tiveram oportunidade de conhecer a experiência do STR no fortalecimento da agricultura familiar do município, a repercussão das implementações do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) na vida das famílias e a importância de armazenar a semente criola –que são chamadas também de sementes da paixão. Na ocasião puderam trocar experiência com  Maria Lúcia, que recebeu o grupo em sua propriedade, e falou da importância de zelar e desenvolver atividades através das implementações.


Na avaliação do intercâmbio as famílias reafirmaram o anseio de melhorar a qualidade de vida através da convivência com o Semiárido. E como encaminhamento cada um/a ficou com o compromisso de repassar para as outras famílias que não participaram desse momento, a experiência que aprenderam durante o intercâmbio e colocá-la em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário