Dia 07 de julho, a
Cáritas Diocesana de Pesqueira esteve na Oficina de Mobilização de Recursos com
a publicitária Renata Costa, da Cáritas Brasileira em Brasília. Representaram a
Cáritas Diocesana de Pesqueira Neilda Pereira, coordenadora geral da Cáritas
Diocesana de Pesqueira, Magna Pollyanna, gerente administrativo e Adriana Leal,
comunicadora popular. O evento aconteceu em Olinda, na sede do Conselho da
Pastoral dos Pescadores. O objetivo da oficina foi ampliar a visão sobre a
captação de recursos para projetos sociais.
Oficina de Mobilização de Recursos, com a publicitária Renata Costa, da Cáritas Brasileira |
Além da Cáritas
Diocesana de Pesqueira, diversas outras Cáritas marcaram presença na oficina,
tais como as Cáritas Diocesana de Caicó, Natal, Mossoró, Garanhuns, Maceió,
Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo e Caruaru, que somatizou 30 pessoas.
A parte da mobilização
foi colocada no evento não apenas como captação de recursos financeiros, mas a
conciliação de interesses. “A área social faz parte do interesse de qualquer
empresa nos dias de hoje”, disse Renata, enfatizando a questão da
responsabilidade social nas organizações da atualidade, que é mais uma
ferramenta de marketing das grandes empresas para divulgar uma imagem favorável
aos clientes e fornecedores.
O investimento na rede
de pessoas foi colocado como uma rica e diversa fonte de oportunidade, onde esta
foi vista como essencial à entrada de financiamento na instituição. “A rede de contatos é a sobrevivência da
mobilização de recursos”, declarou Renata, que informou ainda que antes de
mobilizar possíveis colaboradores é importante investir em recursos internos,
como a imagem da organização dentro do seu espaço e requisitos externos, como a
comunicação e parcerias.
A publicitária Renata
ainda citou como importante ferramenta de marketing o uso da internet com pesquisa
no Google sobre estratégias de organizações afins, leitura de livros e revistas
especializadas, recebimento de newsletter especializados para ampliação do
conhecimento da captação de recursos em ONGs. “A pesquisa é o fio da meada da
criatividade”, afirmou Renata.
Ainda
foram abordadas diversas ideias de captação de recursos como caixas para depósito de moedas em pontos
comerciais, cooperação internacional, convites à parceria em faturas de
supermercado, relação próxima com os veículos de comunicação. “Esteja atento aos
temas de destaque na mídia; ofereça serviços gratuitos à comunidade e paute a
mídia”, completou Renata, mostrando mais uma estratégia de sucesso para atrair
a mídia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário