sexta-feira, 5 de outubro de 2012

OAB e Cáritas Diocesana de Pesqueira realizam Debate com os Candidatos a Prefeito em Pesqueira


Dia 02 de outubro, a OAB e a Cáritas Diocesana de Pesqueira realizaram um Debate com os Candidatos às Eleições Municipais, no Centro Dom Hélder Câmara, às 19h. Estiveram presentes na ocasião diversos segmentos educativos e sociedade civil organizada do município, totalizando aproximadamente 300 pessoas. Os candidatos a Prefeito Evandro Chacon e João Eudes compareceram ao debate, e a candidata Cleide Oliveira, esteve ausente alegando motivo de doença.
Foi distribuído no debate a Cartilha Vote Limpo, da OAB Pernambuco e o folder da Campanha Não Troque o Seu Voto por Água, da ASA BRASIL. Dois materiais educativos de combate à corrupção eleitoral, bem como instruções ao eleitor para o período eleitoral.
Na composição da mesa estiveram Neilda Pereira, Coordenadora Geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira; Dr. Sérgio Galindo, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil subseccional Pesqueira; Dr. Anselmo de Araújo Lima, Consultor em Administração Pública e Pós Graduando em Direito Eleitoral; Sílvio Freitas, Conselho Estadual da OAB; Dr. Evandro Chacon, Candidato a Prefeito e Dr. João Eudes, Candidato a Prefeito.
Dentro os objetivos do debate, Neilda Pereira citou a reflexão sobre as propostas de governo a partir de três temas: geração de emprego e renda, educação e saúde. “A gente acredita que este espaço é importante para a gente refletir e decidir sobre os rumos do município. Que seja um momento importante para o município e especialmente as escolas”, afirmou Neilda, que neste momento também pediu desculpas pela ausência do Bispo de Pesqueira, Dom José Luís, que estava em viagem, porém deixou uma carta a ser lida durante o evento.
Dentre as representações eclesiásticas, estiveram o Pe. Luís Benevaldo, Reitor do Seminário São José; Pe. Luís Carlos, Capelão do Hospital Dr. Lídio Paraíba; Pe. Marcone Barbosa, Administrador Paroquial da Catedral de Santa Águeda e seminaristas do Seminário São José, em Pesqueira.
Dr. Anselmo Araújo parabenizou a OAB e a Cáritas Diocesana pela iniciativa do debate, e falou sobre a questão das eleições e o exercício da cidadania, e a campanha da OAB Vote Limpo, que tem como objetivo promover o voto de forma consciente. Dr. Anselmo Araújo também lembrou sobre a prática do voto de cabresto, a venda e a compra de votos.  “O candidato nada mais é do que um instrumento para transmitir para a população a vontade do povo. O eleitor não pode pensar no imediato, mas no coletivo”, disse Dr. Anselmo, que ainda incentivou aos eleitores a procurarem o histórico dos candidatos na internet e exercerem a consciência crítica não anulando o voto.  “Votando em branco, você está sendo omisso, temos que escolher o nosso candidato de acordo com o nosso senso crítico”, disse Dr. Anselmo.
O debate foi composto de perguntas sobre Educação, Saúde e Emprego e Renda elaboradas por alunos das escolas e faculdades municipais, estaduais e federais de Pesqueira.
Risaldo Gomes, articulador da Cáritas Diocesana, que atuou no cerimonial, falou que Dom José Luiz Ferreira Sales está em Manaus, mas deixou uma carta a ser lida no evento. O teor da carta é a posição da Diocese de Pesqueira ao momento político. Dentre os pontos relevantes do documento, estão: a falta de envolvimento com a política, ausência de votação, amadurecimento da sociedade quanto à ética na política; a crítica à troca dos votos por água; brigas, intrigas, mortes e processo judiciais por causa da política. “Percebe-se ainda a força dos coronéis e dos políticos interesseiros. Persiste o medo e a dependência da população. A falta de organização política da população faz com que ela não veja e tenha alternativas. É preciso votar bem. Votar bem é um gesto de resistência. Vote na justiça social, na cidadania plena. Não anule seu voto, significa anular a sua cidadania. A liberdade é uma escada com mil degraus, não use elevador”, são trechos extraídos da Carta de Dom José Luiz.
Finalizando a programação, Dr. Sérgio Galindo agradeceu a todos os participantes da mesa e aos estudantes. Disse que a liberdade e democracia devem caminhar juntas. “O uso do poder econômico nas eleições é ilegal. O candidato que tenta comprar o voto do eleitor não tem compromisso com a democracia e quem vende o voto é corrupto passivo. Vote limpo, vote pela liberdade, vote pela democracia”, afirmou Dr. Sérgio Galindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário