terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mobilização reúne milhares de agricultores/as no Sertão Central de Pernambuco Por Mariana Landim – Assessora de Comunicação da ASA-PE



Foto: Adriana Leal/ASA-PE
Agricultores e agricultoras familiares das regiões do Agreste e Sertão do estado participaram de uma mobilização na última quinta-feira (18/10), no Ginásio Poliesportivo da cidade de Salgueiro, para cobrar agilidade na liberação das ações de combate aos efeitos da estiagem, assim como alertar o Governo do Estado para os problemas enfrentados nos municípios atingidos pela maior seca dos últimos 40 anos.

A iniciativa foi da Articulação no Semiárido pernambucano (ASA-PE), durante o lançamento do Programa Chapéu de Palha Estiagem, onde estiveram presentes representantes das organizações que integram a articulação estadual, de movimentos sociais, lideranças políticas, secretários de estado, além do governador Eduardo Campos.

As caravanas se concentraram às 9h, em frente ao Ginásio, para aguardar a chegada da comitiva do governador. Na oportunidade, os/as agricultores/as puderam conversar rapidamente com o chefe do executivo estadual, sobre a situação crítica vivenciada pelas famílias agricultoras no Semiárido pernambucano. Na abertura do evento, Eduardo recebeu de presente um chapéu de couro do artesão Irineu do Mestre, e logo em seguida, fez a entrega do primeiro cartão do Chapéu de Palha Estiagem à agricultora Maria Francinete da Silva.

Foto: Mariana Landim/ASA-PE
Em seu discurso, a coordenadora executiva da ASA-PE, Neilda Pereira, reafirmou a importância das parcerias realizadas com o Governo do Estado, como também reforçou a necessidade de agilizar a implementação das medidas emergenciais de enfrentamento à seca. Ao final da fala, a representante da ASA-PE entregou um documento nas mãos do governador, o qual expõe as reivindicações dos/as agricultores/as atingidos/as pelas conseqüências da estiagem.

Na ocasião, o governador Eduardo Campos destacou a importância do Programa Chapéu de Palha Estiagem, fez um comparativo do quadro atual de seca em relação aos quadros anteriores, e encerrou a sua fala firmando o compromisso de atender todas às famílias agricultoras que estão sofrendo em decorrência da estiagem prolongada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário