quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CÁRITAS DIOCESANA DE PESQUEIRA PROMOVE INTERCÂMBIO ENTRE CÁRITAS PAROQUIAL SANTA CLARA E PROJETO SÃO TARCÍSIO

Participantes do Encontro

Aconteceu na última segunda-feira, 15 de outubro de 2012, no Convento dos franciscanos (Pesqueira – PE) um intercâmbio, promovido pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, entre Cáritas Paroquial Santa Clara (Projeto Crescendo com Cidadania), da cidade de Tupanatinga, e Projeto São Tarcísio da cidade de Pesqueira, que é acompanhado pela Ordem dos Frades Menores.

 O intercâmbio teve como finalidade um momento formativo e de espiritualidade para os dois projetos que trabalham com crianças em situação de risco.

Antes da apresentação dos participantes, Irmã Aparecida da Congregação das Pastorinhas apresentou o Projeto Crescendo com Cidadania. Em seguida, Zezé Maciel, em nome dos frades, apresentou o Projeto São Tarcísio.

Terminada a apresentação dos projetos, o professor Chico Aquino conduziu uma dinâmica para “quebrar o gelo”, facilitando a apresentação de cada monitor.

Heloiza, Andreza e Roberto Inojosa conduziram a mística de abertura.

Professor Chico Aquino conduziu o 1° tema: “A espiritualidade do educador”, reforçando que o educador cristão contribui com a evolução humana, formando seres humanos que vivem em harmonia, para auxiliar nas transformações pelas quais estamos passando.

O 2° tema sobre a Palavra de Vida, conduzido por Roberto Inojosa do Movimento dos Focolares, transmitiu a mensagem que precisamos nos apaixonar pelas Escrituras Sagradas e que nossa oração deve transbordar de convicção que somos construtores de uma sociedade melhor.

O almoço fraterno teve a participação de Pe. Edson Rodrigues que abençoou os alimentos. A equipe da Cáritas, através de Itamar, Clóvis, Magna e Marvson foram prestigiar e ficar um pouco com os monitores.
Depois do almoço mais estudo, mais aprofundamento, desta vez com a missionária leiga Leni que nos ajudou a refletir o 3° tema: “A alegria de ser missionário”.

Fizemos um breve intervalo para preparar a liturgia da missa de encerramento que foi celebrada por Frei José Batista na Capela da Casa São Francisco. A avaliação foi positiva. Pediram um próximo intercâmbio que acontecerá em Buíque no próximo ano com previsão para ser no período pascal. Ficaram animados para trabalhar na comunidade a Cartilha da 5° Semana Social.

Encerrado as atividades os monitores de Tupanatinga foram conduzidos até a sede da Cáritas Diocesana de Pesqueira para pegar os presentes arrecadados na Campanha do Brinquedo, com alegria estampada no rosto e felizes por saber que as crianças atendidas pelas Cáritas Paroquial Santa Clara de Assis teriam um presente alusivo ao Dia da Criança. 

Risaldo Gomes - Articulador da Cáritas Diocesana de Pesqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário