terça-feira, 16 de outubro de 2012

Diocese de Pesqueira participa do Encontro Estadual da ASA Pernambuco no Sertão do Araripe



Participantes do Encontro Estadual da ASA PE em Araripina
Trajetórias de lutas e resistências para efetivação da cidadania no Semiárido pernambucano. Este é o tema do Encontro Estadual da Articulação no Semiárido de Pernambuco (ASA-PE), que começou nesta terça-feira (09/10) e seguirá até quinta-feira (11/10), no Centro Tecnológico do Araripe, na cidade de Araripina, Sertão do Araripe.
A Diocese de Pesqueira esteve representada no evento por Neilda Pereira, Coordenadora Executiva da ASA-PE; Roseilda Couto, Secretária da ASA-PE; Itamar de Carvalho, Coordenador do Projeto Pernambuco Mais Produtivo; Edmilson Paulino, Coordenador do Projeto P1 + 2; Adriana Leal, Comunicadora Popular do P1 + 2, mais oito agricultores de Alagoinha, Arcoverde, Venturosa, Belo Jardim e São Bento do Uma.
O objetivo do encontro é avaliar a caminhada da Articulação Estadual, a partir das  experiências de convivência, contribuindo para a consolidação das políticas de convivência com o Semiárido pernambucano. Segundo a coordenadora executiva da ASA-PE, Neilda Pereira, o encontro também cumpre o papel de preparar a delegação de Pernambuco que participará do VIII Encontro Nacional da Articulação no Semiárido Brasileiro (EnconASA), que ocorrerá no mês de novembro, em Minas Gerais.
“Esse momento é muito importante na nossa caminhada enquanto ASA-PE, já que o encontro também se propõe a avaliar as ações de convivência com o Semiárido à luz das experiências dos agricultores e agricultoras. A ideia é garantir uma boa discussão considerando os eixos centrais do VIII EnconASA, que é a reafirmação da história que a ASA vem construindo no Semiárido na luta pela efetivação da cidadania”, destaca Neilda.
Além de agricultores e agricultoras familiares, lideranças políticas e sindicais, representantes das organizações da ASA-PE, do Governo do Estado, do poder público local e de movimentos sociais estiveram reunidos durante os três dias de encontro. No primeiro dia os participantes debateram sobre as grandes secas no Semiárido, e as ações estruturantes e emergenciais para convivência com região.
No último dia do encontro foi formada uma mesa com representantes da ASA-PE e Governo do Estado, para discutir sobre a relação do estado com a sociedade civil na perspectiva da ampliação do projeto de desenvolvimento rural sustentável no estado.
No dia 10 de outubro, foi eleita a delegação que representará o estado no VIII Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). O EnconASA acontecerá em Januária, em Minas Gerais, no período de 19 a 23 de novembro.
Segundo Manoel dos Anjos, coordenador executivo da ASA-PE, oVIII EnconASA é um momento de reflexão sobre a ação da ASA nestes seus 13 anos de vida, olhando para sua trajetória na construção do desenvolvimento, da erradicação da pobreza e, ao mesmo tempo, na perspectiva de discutir e refletir sobre a ação da articulação nos próximos anos. “Trata-se de um movimento para avaliar a caminhada para refletir sobre os próximos passos da rede, e nesse sentido, Pernambuco precisa contribuir com os debates que acontecerão no EnconASA, e para tanto, o Encontro Estadual teve o papel de aquecer e preparar a delegação que irá para o encontro”, destaca Manoel.

A etapa preparatória para o VIII EnconASA vivenciada no estado, ainda contou com a realização dos Encontros Territoriais que aconteceram durante o mês de setembro.

A delegação de Pernambuco contará com 27 delegados/as, sendo 23 agricultores/as experimentadores/as.




Nenhum comentário:

Postar um comentário