segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Encontro Comunitário reúne diversas lideranças comunitárias em Buíque



Participantes do Encontro Comunitário
                A Diocese de Pesqueira, através da Cáritas Diocesana de Pesqueira, realizou um Encontro Comunitário com as lideranças comunitária da zona rural de Pedra, Buíque e Arcoverde em 04 de outubro, na Associação Comunitária do Sítio Cafundó, em Buíque. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas.
                Na ocasião foi distribuída a Cartilha da 5ª Semana Social Brasileira – Caminho para uma Nova Sociedade do Bem Viver. O intuito do encontro foi reunir as lideranças comunitárias cujas comunidades foram contempladas com o Programa P 1 + 2 - Uma Terra e Duas Águas.
                Às vésperas das eleições municipais, foi apresentada também no evento a Campanha Não Troque o Seu Voto por Água, que inibe a compra de votos por água, e outros benefícios politiqueiros. Os presentes foram convidados a denunciar tais práticas e repensar sobre as propostas dos candidatos.
                Dentre as atividades do Encontro esteve a visita à três propriedades contempladas  com a cisterna calçadão – Selma Delgado, Claudemira e Glicélia, e um contemplado com a barragem subterrânea – Sr. Cazuza, que também é Presidente da Associação Comunitária do Sítio Cafundó.
                Dr. Lurdes, proprietária de uma cisterna calçadão, teve um momento de conversa com o público presente no evento sobre os benefícios da implementação, onde foram feitas muitas perguntas sobre o uso da cisterna calçadão. Dr. Lurdes afirmou gerar renda com a produção de legumes e verduras que são regados com a água da cisterna.
Sr. Cazuza também falou sobre os benefícios do Fundo Solidário que a Associação arrecada entre os seus beneficiários, que é um fundo que serve de auxílio aos que colaboram com o mesmo. “Já fizemos uma casa, três banheiros e um telhado”, disse Sr. Cazuza sobre o uso dos recursos do fundo.  Atualmente a Associação Comunitária do Sítio Cafundó possui 106 associados.
                Os participantes do Encontro Comunitário colocaram como interessantes as seguintes experiências do evento: a força do mutirão, as ações em prol do meio ambiente, a disponibilidade de água em pleno verão, a motivação para plantar, a fé e a busca de novos projetos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário