sexta-feira, 27 de junho de 2014

Campanha “Uma Família Humana, Pão e Justiça para todas as Pessoas” é lançada durante a procissão de Corpus Christi em Pesqueira

Núcleo de  Comunicação Cáritas  Diocesana de Pesqueira

A Cáritas Diocesana de Pesqueira lançou nesta última quinta (19), dia de Corpus Christi, a Campanha “Uma Família Humana, Pão e Justiça para todas as Pessoas”. Os preparativos tiveram início pela manhã com a construção do tradicional tapete.
Os tapetes tradicionais em todo país, são confeccionados para a passagem da procissão  com o Santíssimo Sacramento. Essa tradição surgiu em Portugal e veio ao Brasil com os colonizadores, e os principais desenhos utilizados remetem ao tema Eucaristia.
Em Pesqueira, a tradição de confecção do tapete é realizada há mais de duas décadas e na Cáritas Diocesana há sete anos. Aonde centenas de fiéis acordam cedo, levando materiais diversos entre eles: serragem, tintas coloridas e cal. O tema escolhido pela instituição, este ano, foi a logomarca da Campanha “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, elaborada por toda a equipe Cáritas durante  toda a  manhã.

“Há três anos eu risco a  arte  no asfalto  para a  confecção do tapete  da Cáritas . É  uma  emoção  muito grande. O resultado  é  sempre  lindo , mas este  ano, ficou  mais  bonitos  que nos anteriores”, declarou  Heloiza Araújo, técnica de campo. 
No período da tarde, na Matriz Cristo Rei foi celebrada a missa campal presidida  pelo Bispo  Diocesano Dom José Luiz  que na celebração  ressaltou  a importância  e o viver a  Eucaristia em nosso dia a dia. Logo após, os fiéis seguiram em procissão pelas principais ruas da cidade em direção a Catedral de Santa Águeda. Durante o cortejo, foram realizadas duas paradas. A primeira, em frente a Sede Cáritas, onde a Secretária Executiva ,Neilda Pereira, lançou oficialmente a campanha para  que tem o propósito de  sensibilizar e mobilizar a Igreja e sociedade diante à realidade da fome e desigualdades vividas pelo mundo e inclusive no Brasil.
“A Caritas tem a marca da solidariedade no nome e em sua história. E é nesse sentido que queremos promover essa campanha aqui em Pesqueira. É uma realidade que não está distante de nós. É inadmissível que ainda tenha gente com fome por falta de partilha e amor ao próximo. Então, diante de Jesus Eucarístico, a Caritas Diocesana vem apelar para cada um de nós a vivência do Evangelho, a propagação do amor e que nenhum irmão ou irmã sofra por falta de algo para comer. Hoje, queremos ecoar este grito de alerta: pão e justiça para todas as pessoas. Que este grito chegue as paróquias, as associações, aos nossos corações”, falou Neilda.  
 A segunda parada em frente a Igreja Mãe dos Homens, todos  ouviram   o  testemunho do Sr. Geraldo de Souza, coordenador  da Arca da Aliança,  que relatou seu trabalho de solidariedade   junto aos mais pobres. ´´Realizo distribuição de comida aos necessitados há mais de dez anos. Além do alimento material, que muitas vezes é incerto, procuramos servir o alimento para a alma também. A palavra de Deus faz parte do nosso cardápio diário, e é ela que nos dá força e coragem para  continuarmos  na missão ”, afirmou  emocionado Sr Geraldo.
Por fim a procissão seguiu até a Catedral, onde o Bispo concluiu a celebração Eucarística com a Bênção do Santíssimo  Sacramento. “Diante de tanto sofrimento, de tanta miséria, de tanta fome no mundo, o Papa Francisco desafiou a rede Cáritas para promover em todo o mundo a campanha de erradicação da fome e desigualdades sociais. E aqui em Pesqueira a Diocese também abraçou a ideia, vamos começar a partir de hoje, no dia a dia, em nossa casa, em nossa  comunidade , com um gesto simples  como  não  desperdiçando  alimentos   durante  as refeições ”, finalizou o bispo.





segunda-feira, 23 de junho de 2014

Projeto voltado à cultura musical de Sanharó é selecionado para o Fundo Diocesano de Solidariedade

Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

Fundo Diocesano de Solidariedade é o gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Seus recursos são formados por 60% da Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades da Arquidiocese no Domingo de Ramos e por doações eventuais dos fiéis. O restante da arrecadação (40%) é encaminhado ao Fundo Nacional de Solidariedade, que conta com o mesmo propósito de apoio aos projetos pastorais e sociais, mas em âmbito nacional.
O edital lançado pela Diocese de Pesqueira em 10 de abril, durante a missa dos Santos Óleos, tem o objetivo da mobilização para incentivo aos jovens do município e região a desenvolverem a sensibilidade através da cultura. A comissão para análise do projetos composta pelo coordenador diocesano de Pastoral, integrante da Cáritas Diocesana de Pesqueira; da Comissão diocesana para a Caridade, a Justiça e Paz; da Equipe diocesana de Campanhas; religiosa - indicada pelo setor CRB Pesqueira , selecionou o projeto do município de Sanharó voltado à cultura musical. O projeto pretende descobrir os talentos individuais dos jovens e ao mesmo tempo proporcionar lazer àqueles que estão à margem da sociedade do município, além de incentivá-los à uma nova perspectiva da vida e valores cristãos. Ao todo 30 jovens serão contemplados com o projeto.
A segunda chamada ocorrerá no próximo dia 27 de agosto.
Consulte o edital do Fundo Diocesano de Solidariedade através do site www.diocesedepesqueira.com.br ou através do blog www. solidariedadepelavida.blogspot.com.br.

 

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cáritas Diocesana de Pesqueira sedia Encontro das Pastorais Sociais

Núcleo de  Comunicação da Cáritas Diocesana  de Pesqueira
A Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou no último dia (16), no auditório da sede, a terceira reunião para construção do Fórum das Pastorais Sociais. O encontro teve o objetivo de dialogar um pouco mais sobre os trabalhos desenvolvidos em cada uma das pastorais como também promover a interação entre as pastorais.
“Esses encontros são muito importantes porque conseguimos ver onde cada um dos participantes atua e assim entender melhor o trabalho de cada um deles. Precisamos de mais encontros como este”, disse um dos participantes.
O tema escolhido para o encontro foi Combate do Trabalho Infantil. Que é comemorado no dia 12 junho, mas a data este ano foi esquecida devido à abertura da Copa do Mundo, jogo da seleção brasileira, e dia dos namorados. “A discursão desses temas são muito importantes. E nós das Pastorais temos muito que trabalhar não só com as crianças e adolescentes, mas com toda a família” falou, Eulália, representante da Pastoral da Pessoa Idosa.
Participaram do encontro representante da comissão do Fundo Diocesano de Solidariedade, Pastoral da Sobriedade, Pessoa Idosa, Carcerária, do Menor, Saúde, Criança, Comunidades Eclesiais de Base e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Famílias de 23 municípios beneficiadas com a cisterna calçadão discutem o caráter produtivo

Núcleo de  Comunicação Cáritas  Diocesana de Pesqueira
Entre os  dias 19 de maio e 09 de junho, os 23  municípios  atendidos  pela Diocese de Pesqueira discutiram o Caráter Produtivo com as famílias beneficiadas com a  tecnologia cisterna calçadão através do Projeto Pernambuco Mais Produtivo ( PMP).
O Caráter Produtivo é um incentivo que é dado  que os  beneficiados iniciem a produção ,  montem toda a infraestrutura para criação e  produção de alimentos ,e  animais. A   infraestrutura  e  insumos por  exemplo  compreende : tela, tijolo para os  canteiros, cano, lona, semente, mudas de frutíferas, alguns   animais, entre outros  itens.
Das 4025 cisternas implantadas com o programa, foram contabilizados  nas    discussões  cerca de  3.500 pessoas . “É um número muito bom, foi realmente muito participativo em  todos os municípios em que nós atuamos. Entendendo que as famílias são os protagonistas desse processo. E por mais que   tenhamos  uma noção do que deveria ser adequado, queríamos ouvir os agricultores e foi isso que nós fizemos”, declarou  Itamar  de Carvalho, coordenador do PMP.
A metodologia utilizada para atender o público, foi dividir a discursão por municípios , dentro de  cada  região de  atuação do programa. Em cada  município foi realizada   uma reunião , onde foi  proposta que cada família  expressasse  o que gostaria de receber com o recurso destinado ao caráter produtivo. Entre os desejos dos agricultores estavam o quintal produtivo,  ovinocultura, avicultura, suinocultura e caprinocultura.
“A discursão do caráter produtivo com esses 23 municípios iniciou-se no dia 19 de maio no município de Alagoinha. E foi uma oportunidade onde a gente discute o caráter produtivo e faz uma rápida avaliação do que foi o processo de construção. O caráter produtivo está atrelado diretamente às próximas capacitações, que chamamos de Sistemas de Manejo de Água para a Produção de Alimentos (SISMA). Já que elas precisam dialogar com o que elas estão produzindo o que escolheram para trabalhar na reunião do caráter produtivo”, finalizou Itamar.
A discursão do caráter produtivo foi finalizada no dia 09 de junho no município de Garanhuns. Abaixo a lista dos 23 municípios participantes: Águas Belas, Alagoinha, Belo Jardim, Bom Conselho, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Garanhuns, Íati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Paranatama, Pesqueira, Poção, Saloá, Sanharó, São Bento do Uma, São João, Tupanatinga e Venturosa.



Sítio Fundão em Arcoverde promove Intercâmbio do P1+2

No último dia , 6, cinquenta  famílias  dos municípios da Pedra e Buíque , participaram de intercâmbio no Sítio Fundão em Arcoverde.  A  interação o  está  entre  as  atividades   do  Programa  Um Terra, Duas Águas ( P1+2). Esta  etapa considera  a formação para as famílias que serão contempladas com as tecnologias de captação de água da  chuva, para que  possam armazenar durante  o  período de estiagem , e  produzir  alimentos  com melhor qualidade.  Na ocasião as  famílias conheceram  experiências como: manejo do sol, canteiros,  a importância da organização no campo do associativismo e reflorestamento como forma de convivência com o semiárido.
   Participaram  famílias da comunidade Santo Antônio do  município da Pedra,  e Aldeia Kapinawá do  município de Buíque, que  ao final  dançaram  um Toré  ( dança do ritual  indígena) em homenagem aos índios e  em celebração  da atividade.

Cáritas Diocesana planeja ações para reforma da sede da Cáritas Paroquial Santa Clara de Assis

Núcleo de Comunicação Cáritas  Diocesana de Pesqueira

A Cáritas Paroquial Santa  Clara de Assis, sede  do Projeto Crescendo com Cidadania , no município de Tupanatinga  realizou   uma  reunião com representantes da  Cáritas  Diocesana de Pesqueira ,no último dia 10 ,para  discussão  das   estratégias  para o projeto de reforma do  espaço. O objetivo da  reunião  foi  planejar  estratégias para  motivar  e sensibilizar as pastorais, movimentos  sociais , conselhos e autoridades  a conhecer  o local, sua estrutura física , e  projetar o que deve  ser construído  e reformado  no espaço.


O Projeto Crescendo com Cidadania  desenvolve  atualmente  atividades com 43 crianças do  município de Tupanatinga, com idade  entre  5 e 14 anos.  Ao final da  reunião  todos  participaram do encerramento das aulas  com uma bonita e festiva confraternização junina.  A  próxima  reunião está agendada  para o  mês de  julho.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Pesqueira sedia Encontro da Pastoral do Migrante

Núcleo de  Comunicação  Cáritas  Diocesana de Pesqueira
 Foi  realizado entre  os  dias 09 e 10 de junho, no Seminário São José em Pesqueira um Encontro da Pastoral do Migrante da região nordeste. O objetivo do encontro foi   analisar as  ações realizadas nas Pastorais dos estados do nordeste, trocar ideias , informações e planejar as atividades para o próximo  semestre.
 O migrante é aquela pessoa que deixa o lugar onde vive e segue  em busca de trabalho, passeio, refúgio ou  melhor qualidade de vida .   Dom  José  , bispo da  Diocese de Pesqueira   e  também  Presidente do Serviço Pastoral do Migrante,  fala  acolhida  da pastoral aos  migrantes . “A Pastoral é a pastoral que primeiro dá acolhida, de ir ao encontro dessas pessoas na busca de seus direitos ,  permitindo  mostrar  um pouco o rosto do Jesus Peregrino, do Jesus que caminha, mas o Jesus que também acolhe os nossos irmãos e irmãs”, declarou  o bispo.
O objetivo central da pastoral é articular e organizar os migrantes e imigrantes seja no âmbito nacional ou local, além de promover a defesa e a organização desses  grupos. Lutando por exemplo, por melhores condições de trabalho e moradia,   lutando contra o tráfico humano e de trabalho escravo.
“A Igreja tem que ter esse espaço  de olhar pelos que estão sofrendo, justamente porque fizeram muitas vezes uma migração forçada ou porque na sua região passa fome, tá seco, ou são vítimas de catástrofes naturais. Hoje, nós temos dentro da migração muitos refugiados no Brasil, gente que chega de todos os recantos do mundo”, finalizou o Bispo.
 Atualmente, o Brasil está recebendo um grupo muito grande de pessoas d  vindas do Haiti, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Além dos migrantes interestaduais, como é exemplo de pessoas que saem da região norte/nordeste e migram para o sudeste/sul.
O evento também planejou  na organização da Pastoral do Migrante aqui no Estado e  a  celebração da  Semana do Migrante, que ocorre de 15 a 22 de junho e traz o  tema “Migração e Liberdade” e lema “Migrar é direito, tráfico humano é crime”!
Participaram do encontro, o Bispo Dom José e os coordenadores das pastorais de Fortaleza, Piauí e da Paraíba. Um segundo encontro  está  previsto  para o  mês de julho.


domingo, 1 de junho de 2014

Emoção marca a inauguração da nova sede da Cáritas Diocesana de Pesqueira


Por Núcleo de Comunicação , Cáritas Diocesana de Pesqueira
Emoção é uma palavra que bem poderia traduzir o que foi a inauguração da nova sede da Cáritas Diocesana de Pesqueira , na última sexta (30). Cerca de 100 pessoas entre a diretoria , equipe de funcionários, fornecedores, representantes da gestão municipal, gestão estadual, Cáritas paroquiais , sindicatos, conselhos, associações, agricultores e agricultoras, e o Bispo diocesano , Dom José Luiz, estiveram presentes à solenidade.
A nova sede está localizada no espaço Dom Helder, no Centro de Pesqueira e possui uma área de quase cem metros quadrados. O espaço abrigará todos os departamentos da instituição ; administrativos, secretaria executiva, técnica, articulação, coordenação técnica , comunicação, um auditório com capacidade para quarenta pessoas, e uma biblioteca que disponibilizará conteúdos direcionados para a temática da convivência com o semiárido . No local ainda há exposição de uma maquete que apresenta as tecnologias de acesso à água implementadas pela instituição.
A secretária executiva da Cáritas ,e coordenadora executiva da Articulação no Semiárido Brasileiro pelo Estado de Pernambuco (ASA-PE), Neilda Pereira, se emocionou ao falar da nova sede e relembrar momentos importantes, dificuldades e desafios vividos todos esses anos à frente da instituição. “Começamos com seis pessoas. Nos mudamos seis vezes até chegarmos aqui, passamos por quase todos os bairros de Pesqueira . Lembro que para usarmos os computadores, fazíamos revezamento e ainda dividíamos o salário para pagar a conta de telefone . Hoje nossa equipe tem quase quarenta pessoas, uma estrutura em equipamentos , mas o mais importante é continuar lutando para reafirmar cada vez mais a nossa missão que é ser solidário, testemunhando o Evangelho de Jesus Cristo”, declarou.
O presidente da Cáritas, Aparecido Libório, também se emocionou ao falar das ações desenvolvidas nos municípios. “ Fazer parte da Cáritas hoje me enche de orgulho, por que nossas ações transformam vidas. Passar pelos municípios e ver , que as pessoas tem água para beber, plantar , como resultado do nosso trabalho me motiva muito mais a estar nessa instituição”, finaliza.
Ao final o Bispo , Dom José Luiz Ferreira, abençoo o local e convidou o presidente a aspergir água benta em todos os ambientes. A nova sede da Cáritas Diocesana de Pesqueira está localizada na Praça Comendador José Didier, s/n, Centro, Pesqueira.