quinta-feira, 7 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A CIDADANIA MOVIMENTA O SEGUNDO DIA DA SEMANA DA SOLIDARIEDADE



Por Risaldo Gomes, Articulador Cáritas Diocesana de  Pesqueira
 
Dando continuidade à programação da Semana da Solidariedade o segundo  dia foi marcado por um intercâmbio cheio de experiências educacionais e culturais. Os os monitores do Projeto Crescendo com Cidadania-Cáritas Paroquial Santa Clara de Assis–Tupanatinga–PE,nas  dependências da Fundação Terra, Arcoverde, preparam uma  séria de  atividades  nas  dependências dos  dois  pólos da  instituição, a Rua  do Lixo e  o Sítio Malhada.  
A diretora Michele Shirley da Silva  iniciou as   atividades  declarando   que, “Fazer com que as crianças se sintam amadas.   Com uma educação voltada para cidadania, é  a nossa meta ”.   A coordenadora pedagógica, Adriana de Oliveira,  explicou a  importância da semana  para   instituição. “É mais uma chance de conscientização e mobilização para o exercício da cidadania por meio da prática da solidariedade.”, enfatizou.

Ambas lembraram  as dificuldades em  começar o trabalho idealizado por Padre Airton Freire, sacerdote da Diocese de Pesqueira. “ Tivemos dificuldade com os familiares atendidos, pois eram gente simples que não acreditavam nos seus potenciais e que estavam mais interessados numa linha assistencialista. Queriam receber roupa e comida. Foi preciso muita determinação e mostrar que devemos ter consciência dos nossos direitos e deveres. Mas, mesmo as dificuldades, procuramos continuar apostando no ser humano”, relembra.
Apresentações  musicais , danças  folclórica  e as  experiências  educacionais  como incentivo a  leitura   movimentaram  as crianças   durante  toda   o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário