quarta-feira, 10 de abril de 2013

Diocese de Pesqueira promove oficina de formação em Gestão de água para Produção de Alimentos.

Trabalho em grupo na Oficina de GAPA


Dia 08 de abril, no Seminário São José, em Pesqueira, ocorreu a Oficina de formação em Gestão de Água para Produção de Alimentos. Com a presença de 17 participantes vindos de Buíque, Sanharó, Pesqueira, São Bento do Una, Venturosa, São João, Garanhuns e Arcoverde.

A oficina teve como objetivo discutir conteúdos, metodologia e material didático das capacitações, bem como avaliar o desenvolvimento das capacitações. “O curso é extremamente válido por conta do desenvolvimento que o projeto necessita. É um programa voltado para os agricultores e agricultoras, mas é preciso que as pessoas que estão lá no dia a dia tenham a capacidade e a sensibilização de levar realmente uma  leitura técnica, embora mais coloquial, e nada melhor do que um dia como esse de preparação, de análise, questionamento para preparar este técnico que vai fazer este tipo de abordagem. Certamente foi muito válido, gostei demais e aprovo, sem dúvida outros cursos como este”, disse Davi Calado, educador ambiental.

O curso de Gestão de Água para Produção de Alimentos é uma das etapas que devem passar os beneficiários da cisterna calçadão do Programa Pernambuco Mais Produtivo e o Programa Uma Terra e Duas Águas – P1 + 2 é fundamental para que os agricultores/as possam aprender novas formas para facilitar o cultivo de plantas e hortaliças e de animais para melhorar a qualidade de vida através da alimentação familiar, fortalecendo a segurança alimentar e nutricional. “Pra mim foi de suma importância porque eu acho que precisa de uma organização de fato, precisa que a gente chegue até à comunidade com segurança do que está fazendo, eu acho que é essencial para que a gente possa fazer um trabalho com mais qualidade”, disse Valuzia, diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Bento do Una e facilitadora das capacitações na Diocese de Pesqueira. “Foi e está sendo um momento rico de construção e esta construção é coletiva, onde todos vão dar a sua contribuição para que os cursos de  GAPA não se tornem cursos “soltos”, mas sim com direcionamento certo porque o que nós buscamos é o desenvolvimento do semiárido. Não adianta trabalhar no individual, mas sim de uma maneira coletiva”, completou Santina Tereza, líder comunitária e facilitadora das capacitações na Diocese de Pesqueira.

A integração das pessoas que facilitam essas capacitações é de suma importância no andamento do processo de formação. “Temos várias pessoas que já vem de um processo, mas nós temos procurado também identificar outras pessoas nas próprias comunidades, lideranças nos municípios que possam se integrar para facilitar as capacitações. Então uma coisa que a gente sempre faz: quem está chegando acompanha as capacitações de quem já vem ministrando. Nós acreditamos muito na troca do conhecimento e na construção de relações” , disse Neilda Pereira, coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira, que executa o Programa Pernambuco Mais Produtivo e P1 + 2 na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário