segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Cáritas Paroquiais realizam encontro de avalição e planejamento

Por  Núcleo de Comunicação da Cáritas  Diocesana de Pesqueira
Nos  dias 19 e 20 de dezembro representantes das Cáritas Paroquiais Santana de Buíque  em  Buíque; Santa Clara de Assis em Tupanatinga:  Cônego  Emanoel Vasconcelos do município da Pedra; Quitéria de Abigail em Jataúba ; Cruzeiro de  Poção do  município de Poção, e  Sertânia que está  em processo de formação se reuniram  para um encontro  no  CEDEC em Arcoverde,  que teve  como objetivo avaliar  as atividades desenvolvidas ao longo do ano, planejar e  elencar as prioridades para 2015.
Durante o encontro a secretaria executiva  da Cáritas Diocesana, Neilda Pereira, traçou um histórico da Cáritas no Brasil,e relembrou que a base de formação da Cáritas  Diocesana  de Pesqueira vem das Cáritas Paroquiais. “A Cáritas foi fundada com o objetivo de olhar para o próximo em situação de exclusão social, e tem o  papel de atuar em conjunto com as pastorais sociais, e outros organismos, sem   esquecer  que a  base é a Igreja, e  as Cáritas Paroquiais”, completou.
No primeiro dia do encontro a missão em ser Cáritas, o evangelho de Lucas (1,26-38),que  anuncia o nascimento de Jesus Cristo, além de um trabalho em grupo onde  as  atividades  realizadas  em 2014, sua avalição e  prioridades que precisam ser  trabalhadas  em  2015  foram apresentadas  ao  grupo.
“Avaliar  ações para sabermos  se  estamos  no caminho certo, e os  próximos  passos que vamos trabalhar em 2015 é fundamental em qualquer atividade. Sertânia está  engatinhando enquanto Cáritas  Paroquial, mas queremos  fazer bem feito todas a ações  para  o  próximo porque isso é  ser Cáritas”, declara Geovane, representante de Sertânia.
A  noite  houve um  momento de fraternidade, seguido de jantar e “Amigo Cáritas Secreto”, onde  as Cáritas Paroquiais  trocaram lembranças  ntre si. Os participantes foram presenteados pela  Cáritas Diocesana com uma  caixa contendo velas alusivas  à  campanha 10 Milhões de Estrelas, campanha que promove  o fortalecimento da  espiritualidade, da paz e justiça social e traz  como  gesto concreto acender uma vela na noite de Natal  nas  ruas, praças, comunidades, praias, em todos os cantos e  recantos  da cidade.
No segundo dia os agentes da Cáritas Diocesana de Pesqueira se juntaram aos  integrantes do encontro, que iniciou o dia com uma missa presidida pelo padre Luiz Carlos, capelão do hospital Dr Lídio Paraíba,em seguida o Bispo Diocesano Dom José Luiz , participou  discorrendo sobre a missão da  Cáritas  no chão da Diocesano, onde  ressaltou  que a missão dos Agentes Cáritas é levar a solidariedade e uma vida mais digna às pessoas. E  que  onde  há  Cáritas  há  sinal de esperança.

Ao final todos  participaram da  gravação clip de final de  ano da Cáritas,  que contou com o apoio  da  equipe de  Tv da  Agnus  Dei, do  CEDEC nas filmagens. O clipe traz uma homenagem à Campanha Mundial, Uma Família  Humana  Pão e Justiça  para todas as pessoas, a partir  da  música  Happy. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário