segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Cáritas Diocesana ministra oficina sobre Agroecologia no Agreste Meridional

por  Núcleo de Comunicação da Cáritas  Diocesana de Pesqueira






Agricultores e agricultoras acompanhados pela Cáritas Diocesana de Pesqueira participaram nos dias 28 e 29 de novembro, na cidade de Garanhuns, do III Encontro de Agroecologia do Agreste Meridional.
Com o tema “O Papel da Agricultura Familiar e Camponesa no Desenvolvimento Sustentável’’, o encontro teve o objetivo discutir as práticas agroecológicas que subsidiam a Agricultura Familiar da região, na perspectiva der desenvolver uma agricultura mais sustentável e fortalecendo a segurança alimentar dos agricultores e sua família.
Na ocasião, os participantes puderam assistir a palestras e rodas de diálogos e também de oficinas com os mais variados temas entre eles: Convivência com o semiárido, economia solidária, semente crioulas, sistemas agroflorestais e tratamento de resíduos. Além disso, os coordenadores técnicos, Arley Gomes e Rivaldo Melo ministraram a oficina de Convivência com o Semiárido.
“Nesse encontro tive a oportunidade de participar de uma roda de conversa onde foi discutido a gestão e o planejamento da propriedade rural familiar. Consegui esclarecer minhas dúvidas e trocar experiências com outros agricultores”, disse Fabiana Antunes, vice presidente  da  associação Morro do Barbado em Venturosa.
O encontro também serviu como oportunidade dos agricultores e agricultoras trocarem sementes e participar de uma feira agroecológica e de uma feira de livros.“Teve coisas que foram ensinadas aqui que eu não sabia. De que é importante ter um planejamento da propriedade e da produção, de quanto está se gastando com o gado, com a plantação”, disse Alzira do Sítio Campo Grande em Venturosa.
O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar e Caponesa (AGROFAMILIAR), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário