segunda-feira, 12 de maio de 2014

Compartilhar experiências fortalece a convivência com semiárido



Por  Núcleo de  Comunicação Cáritas  Diocesana de Pesqueira
Conhecer  novas  práticas  de  convivência, trocar  experiências e  criar laços de  amizades , são alguns dos  objetivos do intercâmbio  de agricultores e   agricultoras  que a Cáritas Diocesana de Pesqueira  realizou na comunidade do Sitio Poços,em Arcoverde, no último dia 9 .
As famílias  que serão beneficiadas pelas implementações do Programa Uma  Terra, Duas  Águas (P1+2), puderam  trocar conhecimento sobre as tecnologias de acesso à água e as  estratégias de convivência com o semiárido da região. São elas: armazenamento de água da chuva, através da tecnologia  cisterna de enxurrada como   tanque de pedra,   construído pela proprietária  do sítio de forma  artesanal, convivência com  semiárido , através de depoimentos sobre  sobrevivência dos  animais durante o período de estiagem, a organização das atividades agrícolas na propriedade, como o espaço para os canteiros, para a monocultura do milho  além da  importância em  preservar a vegetação natural no intuito de valorizar a caatinga.
Ao final do intercâmbio foi possível perceber o entusiasmo das famílias ao compreenderem que é possível produzir, organizar e melhorar sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário