quarta-feira, 7 de maio de 2014

Cáritas Diocesana de Pesqueira promove oficina de capacitação para facilitadores



 Núcleo de  Comunicação da Cáritas  Diocesana de Pesqueira
A  Cáritas  Diocesana de Pesqueira  na última  terça (6), promoveu  oficina  para   capacitação dos facilitadores  que ministram cursos de  Gerenciamento  de Água  para produçãode Alimentos  (GAPA),  Gerenciamento  de  Recursos  Hídricos (GRH ) e  Sistema  Simplificado de Água  para  produção de Alimentos ( Sisma), destinados  a/aos  beneficiários/as  das tecnologias  sociais.  
A   oficina foi  ministrada pela secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, explicou a   importância. da atividade " Essa  oficina tem o objetivo de  avaliar  o processo que  vem sendo  feito, mas  focando  também  nas capacitações dos projetos que  iremos  desenvolver.  São os facilitadores  que  chegam na comunidade, e  provocam os  agricultores a iniciarem a leitura da  região , olhando para sua  realidade. Promover uma capacitação com conteúdo  e metodologia   contribui  para que  os  agricultores tenham clareza  dessa realidade e  a  partir disso  influenciem  nas ações  e políticas públicas do município", finalizou . 
A  programação  foi   iniciada  com uma  mística  que   promoveu    comunhão entre  os  participantes. Em seguida   Sr Simão, agricultor do município de  Caetés, contemplado com  tecnologias de acesso à água, cisternas de placas e  calçadão , relatou a importância da ação de Cáritas em sua vida. " Hoje  não uso agrotóxicos em minha propriedade,  o que foi uma grande  mudança. Sou visto em Caetés como quem faz a diferença. Espero que  junto com a Cáritas de Pesqueira  eu  possa  dar continuidade. não apenas em Caetés  mas em todo lugar", ressaltou.
Quem também relatou sua  história foi a agricultora do município de  Alagoinha, Lucia Galindo.Ela contou a  transformação  e  o crescimento em sua vida  e de seus familiares  após a participação em  entidades como Cáritas e ASA. " A  partir do  momento que a  gente se dedicou à Cáritas Diocesana de Pesqueira e a ASA, tudo mudou. Adoro e  amo o que faço, se preciso for eu vou ao fim do mundo , é um prazer enorme  fazer  parte disto."   
Os participantes durante todo o dia avaliaram , debateram e apresentaram diretrizes metodológicas e de conteúdo que irão nortear a construção de uma cartilha que servirá de base para os facilitadores ministrarem os cursos aos agricultores/as. As diretrizes propostas foram agroecologia, semiárido, segurança e soberania alimentar,tecnologias sociais , e mobilização e controle social das políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário