quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Ser feliz, ser Cáritas

Quando Pharell Willians( cantor de rap americano),lançou o clipe da música "Happy"( que significa feliz), não imaginou que faria tanto sucesso.
O jeito "feliz" de ser se espalhou pelo mundo. E não importa a forma de demonstrar seja com um olhar, sorriso, bracinhos para cima,coreografia mais elaborada, abraços ou mãozinha pro lado e pro outro,o que importa mesmo é ser feliz. 
E ser feliz é também ser solidário e ser Cáritas. Ser feliz é anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Ser feliz é promover a vida do irmão. Ser feliz é construir um mundo mais justo, junto aos excluídos. 
Cáritas ao redor do mundo demonstraram este sentimento em forma de clipe, e aqui no Brasil a Cáritas Diocesana de Pesqueira encerra 2014,sendo muito, muito, muito feliz homenageando a Campanha Mundial Uma Família Humana, pão e justiça para todas as pessoas.
#CampanhaMundial
#Caritas
#EndHungerBy2025
#Food4All
Acesse o  link e seja  feliz.
https://www.youtube.com/watch?v=tpQfJAD8D80





terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Cáritas Diocesana confraterniza com o Fórum das Pastorais Sociais

Por Risaldo Gomes, Articulador da Cáritas Diocesana de Pesqueira.
A Cáritas Diocesana de Pesqueira em 2014 ampliou e fortaleceu as ações junto as Pastorais Sociais, em sua última reunião que ocorreu na Capela Nossa Senhora das Graças, do Hospital Dr. Lídio Paraíba, a mística refletiu os símbolos natalinos, seguido da dinâmica de interação que retomava o sentido do Natal utilizando frases complementares, e da brincadeira do Amigo Secreto.

Nos agradecimentos Zuleide Siqueira, representando o projeto Correnteza que atua com crianças e adolescentes, mencionou a alegria em ter a Cáritas Diocesana de Pesqueira como parceira em diversas atividades. Os agentes Cáritas presentes, reforçaram que em 2015 a instituição deseja ampliar e fortalecer ainda mais as ações. O boletim informativo da Cáritas Diocesana, Sementes de Solidariedade, foi distribuído e ao final o Pe. Luiz Carlos Fires, capelão do Hospital, abençoou a todos.  








segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Cáritas Paroquiais realizam encontro de avalição e planejamento

Por  Núcleo de Comunicação da Cáritas  Diocesana de Pesqueira
Nos  dias 19 e 20 de dezembro representantes das Cáritas Paroquiais Santana de Buíque  em  Buíque; Santa Clara de Assis em Tupanatinga:  Cônego  Emanoel Vasconcelos do município da Pedra; Quitéria de Abigail em Jataúba ; Cruzeiro de  Poção do  município de Poção, e  Sertânia que está  em processo de formação se reuniram  para um encontro  no  CEDEC em Arcoverde,  que teve  como objetivo avaliar  as atividades desenvolvidas ao longo do ano, planejar e  elencar as prioridades para 2015.
Durante o encontro a secretaria executiva  da Cáritas Diocesana, Neilda Pereira, traçou um histórico da Cáritas no Brasil,e relembrou que a base de formação da Cáritas  Diocesana  de Pesqueira vem das Cáritas Paroquiais. “A Cáritas foi fundada com o objetivo de olhar para o próximo em situação de exclusão social, e tem o  papel de atuar em conjunto com as pastorais sociais, e outros organismos, sem   esquecer  que a  base é a Igreja, e  as Cáritas Paroquiais”, completou.
No primeiro dia do encontro a missão em ser Cáritas, o evangelho de Lucas (1,26-38),que  anuncia o nascimento de Jesus Cristo, além de um trabalho em grupo onde  as  atividades  realizadas  em 2014, sua avalição e  prioridades que precisam ser  trabalhadas  em  2015  foram apresentadas  ao  grupo.
“Avaliar  ações para sabermos  se  estamos  no caminho certo, e os  próximos  passos que vamos trabalhar em 2015 é fundamental em qualquer atividade. Sertânia está  engatinhando enquanto Cáritas  Paroquial, mas queremos  fazer bem feito todas a ações  para  o  próximo porque isso é  ser Cáritas”, declara Geovane, representante de Sertânia.
A  noite  houve um  momento de fraternidade, seguido de jantar e “Amigo Cáritas Secreto”, onde  as Cáritas Paroquiais  trocaram lembranças  ntre si. Os participantes foram presenteados pela  Cáritas Diocesana com uma  caixa contendo velas alusivas  à  campanha 10 Milhões de Estrelas, campanha que promove  o fortalecimento da  espiritualidade, da paz e justiça social e traz  como  gesto concreto acender uma vela na noite de Natal  nas  ruas, praças, comunidades, praias, em todos os cantos e  recantos  da cidade.
No segundo dia os agentes da Cáritas Diocesana de Pesqueira se juntaram aos  integrantes do encontro, que iniciou o dia com uma missa presidida pelo padre Luiz Carlos, capelão do hospital Dr Lídio Paraíba,em seguida o Bispo Diocesano Dom José Luiz , participou  discorrendo sobre a missão da  Cáritas  no chão da Diocesano, onde  ressaltou  que a missão dos Agentes Cáritas é levar a solidariedade e uma vida mais digna às pessoas. E  que  onde  há  Cáritas  há  sinal de esperança.

Ao final todos  participaram da  gravação clip de final de  ano da Cáritas,  que contou com o apoio  da  equipe de  Tv da  Agnus  Dei, do  CEDEC nas filmagens. O clipe traz uma homenagem à Campanha Mundial, Uma Família  Humana  Pão e Justiça  para todas as pessoas, a partir  da  música  Happy. 











terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Matéria Comunidade Sítio Angélica - Programa Pé na Rua - TV Pernambuco

Confira a reportagem do Program Pé na Rua, exibido pela TV Pernambuco, gravada na Comunidade Sitio Angélica em Buíque, que mostra com o projeto de criação de cabras resolveu o grave problema de desnutrição de toda uma comunidade ,e a força de sua associação.

A tesoureira da Cáritas Diocesana de Pesqueira e professora Santina Tereza, nos conta esta história confira.

https://www.youtube.com/watch?v=0nh99sXloFk&feature=youtu.be

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Famílias acompanhadas pela Cáritas Diocesana de Pesqueira protagonizam documentário

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

Nos dias 09 e 10, a Cáritas Diocesana de Pesqueira, acompanhou equipe de   comunicação da Fundação Banco do Brasil (FBB), que está produzindo um documentário sobre famílias agricultoras beneficiadas pelas cisternas. 
O documentário está percorrendo quatro estados brasileiros, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, onde mostram beneficiários que receberam a implementação da segunda água e hoje, produzem e comercializam os seus produtos através da agricultura familiar.
“Em fevereiro a gente termina o objetivo de construir 12 mil cisternas de água para produção e por isso estamos por aqui ao longo de 10 dias percorrendo esses estados para conhecer e conversar com as famílias, uma maneira de divulgar essa nossa atuação junto à  todos que participam desse projeto que tem um papel tão importante para a transformação social”, disse Deborah Carvalho, assessora de  comunicação da FBB.
Em Pernambucano, a cidade de Garanhuns foi à escolhida para apresentar o protagonismo das famílias acompanhadas pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, as experiências no primeiro dia de gravação foi a de Job Ferreira, na comunidade Lagoa das Baraúnas e de Dona Rosimary, no Sitio Papa Terra.
No segundo dia, a história de Dona Joelma da comunidade quilombola Castainho apresentou a plantação de mandioca, e, na Casa da Farinha a produção da goma, a tapioca, o bejú e a farinha.  
“Para nós, essa cisterna é muito importante, pois para a nossa produção aqui na Casa da farinha precisamos de muita água, ela é essencial desde a plantação até a produção”, declarou Joelma.
As cidades de  Campina Grande, na Paraíba, e Natal, no Rio Grande do Norte  serão as próximas a  receber a  equipe de comunicação.

















quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Sertânia motivada a ser Cáritas Paroquial

Os futuros agentes da Cáritas Paroquial do município de Sertânia se reuniram no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), para vivenciar a Campanha Mundial, Uma Família Humana Pão e Justiça para todas as Pessoas na última terça, 02 de dezembro.
Motivadas pela Cáritas Diocesana de Pesqueira despertaram o gesto de solidariedade ao próximo, arrecadando alimentos que totalizaram mais de setenta cestas básicas, com entrega para o próximo dia 18 de dezembro no Sítio Caroá.

Ao final da reunião como agradecimento os futuros agentes Cáritas reforçaram que neste tempo do Advento, o melhor presente que podemos dar a Jesus é ir ao encontro do irmão que mais precisa, colocando o mandamento do amor e da caridade em prática.










terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Cáritas Diocesana de Pesqueira promove reunião com lideranças das Pastorais Sociais

A Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou na tarde de 01 de dezembro uma reunião com lideranças das Pastorais Sociais, tendo em vista o repasse da Assembleia Diocesana de Pastoral que aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro.
A reunião começou debatendo o Evangelho de São Mateus 8,5-11, destacando o versículo 8: Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado”. Durante todo ano de 2014 a Cáritas motivou o Fórum das Pastorais Sociais  a apresentar, refletir e compartilhar ações das pastorais, movimentos e serviços que contemplam o social, apontando  como prioridades; maior formação dentro das pastorais e movimentos, fortalecendo e apoiando os agentes; sensibilizando e conquistando novas pessoas, sendo mais criativos renovando as pastorais e divulgando as atividades.

Ao final foi lido o texto da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre o Ano da Paz, que iniciou no último dia 30 por ocasião do Primeiro domingo do Advento e segue até o Natal de 2015. O  intuito é contribuir na superação da violência e despertar para a convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas, sendo assim um convite para as nossas ações futuras.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Cáritas Diocesana ministra oficina sobre Agroecologia no Agreste Meridional

por  Núcleo de Comunicação da Cáritas  Diocesana de Pesqueira






Agricultores e agricultoras acompanhados pela Cáritas Diocesana de Pesqueira participaram nos dias 28 e 29 de novembro, na cidade de Garanhuns, do III Encontro de Agroecologia do Agreste Meridional.
Com o tema “O Papel da Agricultura Familiar e Camponesa no Desenvolvimento Sustentável’’, o encontro teve o objetivo discutir as práticas agroecológicas que subsidiam a Agricultura Familiar da região, na perspectiva der desenvolver uma agricultura mais sustentável e fortalecendo a segurança alimentar dos agricultores e sua família.
Na ocasião, os participantes puderam assistir a palestras e rodas de diálogos e também de oficinas com os mais variados temas entre eles: Convivência com o semiárido, economia solidária, semente crioulas, sistemas agroflorestais e tratamento de resíduos. Além disso, os coordenadores técnicos, Arley Gomes e Rivaldo Melo ministraram a oficina de Convivência com o Semiárido.
“Nesse encontro tive a oportunidade de participar de uma roda de conversa onde foi discutido a gestão e o planejamento da propriedade rural familiar. Consegui esclarecer minhas dúvidas e trocar experiências com outros agricultores”, disse Fabiana Antunes, vice presidente  da  associação Morro do Barbado em Venturosa.
O encontro também serviu como oportunidade dos agricultores e agricultoras trocarem sementes e participar de uma feira agroecológica e de uma feira de livros.“Teve coisas que foram ensinadas aqui que eu não sabia. De que é importante ter um planejamento da propriedade e da produção, de quanto está se gastando com o gado, com a plantação”, disse Alzira do Sítio Campo Grande em Venturosa.
O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar e Caponesa (AGROFAMILIAR), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).