terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ASA/PE PARTICIPA DA ABERTURA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

 Por Daniel Ferreira

Pela primeira vez na história, Pernambuco terá um Plano de Convivência com o Semiárido. Esse momento leva o Estado a ser o único no Brasil a ter um mecanismo estruturado e planejado de políticas para a região semiárida. A iniciativa pioneira deve-se a participação, mobilização e construção coletiva entre o Estado e a Articulação no Semiárido Pernambuco (ASA/PE), juntamente com as famílias agricultoras.
 
                               Foto: João Tavares
Nesse sentido, desde essa segunda-feira (09), Recife está sediando a Conferência Estadual de Convivência com o Semiárido. Na abertura Centro de Convenções, participaram o governador do Estado, Eduardo, Campos, secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, coordenadora executiva da ASA/PE, Neilda Pereira, presidente da Fetape, Doriel Barros, presidente da Fetraf, João Santos, secretários estaduais, prefeitos e deputados estaduais. No evento, também representantes da sociedade civil, associações e sindicatos rurais, famílias agricultoras, gestores municipais, quilombolas e indígenas.
Para o governador, a conferência estadual marca uma nova forma de olhar o Semiárido. “É um desafio pensar estrategicamente essa região. A conferência permite ouvir todos e colocar no papel o caminho que vamos seguir. Passar pelo período de estiagem desafia todos os governos. Precisamos colocar a convivência na pauta nacional. Não podemos deixar que o debate da convivência se encerre com a primeira chuva. Precisamos manter acesso a estruturação do Semiárido”, enfatizou Eduardo Campos.
“Pernambuco deve levar esse debate da convivência o cenário nacional, que está além da Lei estadual de convivência e as conferências. As conferências apontam também para a regionalização e a especificidade de cada região. A ideia é que no futuro tenhamos um sistema de políticas de convivência com o Semiárido, assim como temos o SUS e o Sistema de Assistência Social”, reforçou o secretário estadual Aldo Santos.


A coordenadora executiva da ASA/PE falou da importância de um outro olhar para a região. “É muito importante essa mudança de concepção de combate à seca para a convivência com o Semiárido. Viver no Semiárido, não é viver de emergências, mas é viver com ações estruturadoras. Assim, estaremos construindo um semiárido diferente, mais digno, para homens e mulheres viverem com qualidade”, disse Neilda Pereira.
A conferência estadual culminou após a realização de cinco conferências regionais no Estado (Sertão Central, do São Francisco, Araripe, Itaparica, Moxotó, Pajeú e Agreste Meridional Central e Setentrional), reunindo mais de mil pessoas. O resultado dos debates dos grupos de trabalho nesses encontros resultará no Plano Estadual de Convivência com o Semiárido.
Semiárido pernambucano – Reúne 122 municípios localizados em cinco regiões do Estado. Nele, vivem 3,5 milhões de pessoas (41% da população de Pernambucano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário