segunda-feira, 27 de junho de 2011

Projeto Segurança Alimentar, Nutricional e Produtiva será lançado nesta terça-feira em Pernambuco

Via Assessoria de Comunicação Cáritas NE2.


"Uma série de ações voltadas a promover a autonomia e segurança alimentar e produtiva de famílias acampadas e pré-assentadas começa a ser implantadas no Estado de Pernambuco. Trata-se do Projeto Segurança Alimentar, Nutricional e Produtiva – PSAN/PE, que será lançado oficialmente nesta terça-feira (28), no auditório do Monumental Hotel Monteirão, em Arcoverde (PE), a partir das 9h.

Executado pela Cáritas Brasileira Regional NE 2, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), o Projeto irá desenvolver suas ações de forma articulada com quatro movimentos sociais de luta e defesa pela Reforma Agrária: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) e Federaçaõ dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape).

A expectativa é beneficiar 3 mil famílias agricultoras de 31 municípios pernambucanos. O PSAN/PE visa estimular o desenvolvimento de sistemas coletivos de produção, através da organização, formação e capacitação das famílias acampadas e pré-assentadas.

De acordo com o coordenador do PSAN/PE, Victor Hugo Balladares, a execução das ações do Projeto concretiza uma proposta de promoção da segurança alimentar e nutricional desenvolvida em áreas de extrema pobreza e carência de políticas públicas. “O lançamento será uma oportunidade de apresentar para as famílias e para sociedade o que pretendemos desenvolver nos próximos dois anos. Sabemos que a demora no processo de Reforma Agrária acaba desgastando a organização dessas famílias e gerando situações de insegurança alimentar nos acampamentos. Nosso trabalho tem por objetivo contribuir para reverter essa situação, disse. 

Lançamento: a cerimônia de lançamento reunirá agricultores da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco, representantes dos governos estadual e federal, integrantes da igreja católica e instituições da sociedade civil, além dos principais movimentos de luta pela Reforma Agrária no Estado.

O lançamento será seguido por um ciclo de palestras que irá discutir e aprofundar as ações de promoção da segurança alimentar e nutricional em Pernambuco. Participam do debate o representante da Cáritas Nacional, Luiz Claúdio Mandela; o secretário da Cáritas NE2, Pe. Jandeílson Alencar; o diretor do Departamento de Sistemas Descentralizados de SAN, ligado ao MDS, Antônio Leopoldo Nogueira; a secretária de Desenvolvimento social e Direitos Humanos, Laura Gomes; a superintendente das ações de segurança alimentar e nutricional do Estado, Mariana Suassuana; prefeito de Arcoverde, Jose Cavalcante Alves; o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Brandão Ramos; o secretário executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos; o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/PE), Natan Maranhão; o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcos Figueiredo, e lideranças estaduais dos movimentos sociais (MST, CPT, MLST e Fetape). "

Via Assessoria de Comunicação Cáritas NE2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário