segunda-feira, 13 de junho de 2011

Neilda Pereira, coordenadora da Cáritas Diocesana, fala sobre o Ato Público do Dia do Meio Ambiente

O dia 5 de junho simbolizou um importante momento para a cidade de Pesqueira. Em homenagem ao dia do meio ambiente, as paróquias locais junto a Cáritas Diocesana, todos representando a Diocese de Pesqueira, mobilizaram um Ato Público pelas ruas da cidade que tinha como ponto final a Praça da Rosa e o objetivo de despertar e mobilizar a população e as autoridades locais para as causas ambientais. O ápice do acontecimento foi a entrega de uma carta documento à prefeita da cidade, Cleide Oliveira, com todos os anseios e necessidades da população de Pesqueira em relação às atitudes necessárias para a preservação do meio ambiente.
A movimentação fez parte da Campanha da Fraternidade de 2011 - Fraternidade e a vida no Planeta. Neilda Pereira, Coordenadora da Cáritas Diocesana, em entrevista ao blog conta um pouco da experiência e da importância do momento para a cidade e para o planeta.  
- O que um evento desse porte significa para Pesqueira?
Inicialmente, gostaria de destacar o envolvimento da população de pesqueira na realização do Ato Público. A preparação foi fruto de uma articulação entre as paróquias, os organismos sociais da Diocese, as escolas e as demais parceiras que se identificaram com a proposta e que juntos pensaram em cada passo deste evento. Então, como foi fruto de um importante processo de preparação, este evento significa para Pesqueira que, através de ações simples, porém fundamentais, podemos  despertar a sociedade e principalmente o poder público para iniciativas concretas em prol do meio ambiente.
- Como a Cáritas Diocesana pode inserir-se na continuidade dessa dinâmica?
Penso que a continuidade desse debate é fundamental para a cidade de Pesqueira, no sentido de ampliar o diálogo entre poder público e sociedade, possibilitando a elaboração de propostas concretas para preservação do meio ambiente. É nessa perspectiva que a Cáritas Diocesana de Pesqueira avalia que essa ação provoca na população e no poder público um sentimento de co-responsabilidade para com o meio e ambiente e, consequentemente, para a prática de ações que venham a contribuir para a preservação ambiental.   
 - Quais pontos merecem destaque na realização do Ato Público?
Na minha avaliação, todo o processo de preparação merece destaque. A pesquisa que foi realizada na cidade em torno de questões simples, porém instigadoras, provocaram na população não só um conjunto de questionamentos, mas também de sugestões. E, para nossa surpresa, essas sugestões destacaram não só o papel do poder publico, mas também o compromisso da população. Outro destaque foram as caminhadas organizadas pelas paróquias e escolas, os cartazes, as faixas, mas sobretudo a participação da população no ato. Isso nos mostra que a população está inquieta com situações que precisam ser mudadas. Por fim, a leitura da carta, fruto da pesquisa com a população e que coloca claramente as preocupações, as proposições e o compromisso dos cidadães e cidadãs pesqueirenses. 
- Qual o clima você percebeu no evento? Temos ai uma perspectiva otimista?
O povo esteve presente no ato porque há uma consciência de que o que vem acontecendo com o nosso planeta é responsabilidade de cada de um e que a sociedade possui propostas e quer ver as ações acontecendo. As falas, as apresentações culturais, as faixas, mas, sobretudo as pessoas na praça mostraram que a vontade de querer amenizar os problemas ambientais na cidade é um tarefa de cada um, então, nesse sentido, o clima do evento foi de construir coletivamente e de afirmar ao poder publico, representado pela prefeita da cidade Dr. Cleide Oliveira, que queremos melhorar a qualidade de vida em Pesqueira.
- Quais as sugestões de ações nesse sentido que você sugere daqui para frente?
Inicialmente, precisamos avaliar esses primeiros passos e em seguida acompanhar a execução das propostas que apresentamos ao governo municipal e dar continuidade a mobilização da população.
- Como você acha que a solidariedade e o meio ambiente podem se encontrar? 
Tem uma frase na Cáritas que usamos muito que diz: “ser solidário é ser humano”. Então, ser humano é ser um ser vivo da natureza e por fazermos parte desta precisamos viver em harmonia com todos os seres vivos e recursos naturais existentes no planeta. E viver em harmonia significa viver em uma dimensão de solidariedade, por isso, meio ambiente e solidariedade estão intimamente ligados na construção de uma nova concepção de vida no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário