terça-feira, 14 de junho de 2011

ASA PE e governo do estado discutem o combate à desertificação

Nos dias 16 e 17 de junho, na cidade de Pesqueira, a Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA PE) junto a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar e a Secretaria de Recursos Hídricos realizarão uma Oficina que discutirá ações para a implementação do Programa de Ação Estadual de Pernambuco para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-PE).


O PAE foi desenvolvido através de uma ação conjunta de diversos segmentos da sociedade, entre eles a ASA PE, e significa um importante passo para Pernambuco. Dessa forma, a concepção da oficina se torna essencial para sua concretização. Ela terá representantes de cada articulador do evento, somando cerca de 40 participantes. 

Serão abordadas as perspectivas em torno das políticas públicas e de ações de preservação e conservação, assim como, a questão do mercado sustentável e da infraestrutura necessária para ações contra essa degradação ambiental. A busca por um diálogo em comum e a compreensão da abrangência do plano para o combate à desertificação nortearão, dessa forma, as discussões e atividades do evento. O direcionamento para a efetivação concreta de atitudes favoráveis ao cumprimento dos objetivos do PAE se torna um importante ponto a ser construído.


O gestor de projetos de combate à desertificação da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, fala que o papel da ASA foi e continua sendo fundamental nesse processo. “A ASA esteve conosco desde o começo, não seria coerente discutirmos ações nesse sentido sem sua importante participação, principalmente porque o combate à desertificação é um assunto bastante recorrente nas suas atividades” diz Sérgio. 


Debater um programa de combate a essa degradação ambiental se torna estratégico para a ASA. Nesse sentido, a coordenadora executiva da ASA PE, Neilda Pereira, coloca o posicionamento e a expectativa do Fórum sobre o evento dos dias 16 e 17: “A ASA PE vem dialogando com o Governo do Estado para que as ações previstas no programa sejam desenvolvidas. Dessa forma, acreditamos que a oficina possa de fato resultar em proposições concretas para o desenvolvimento dessas ações, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

Arméle Dornelas
Comunicadora
Cáritas Diocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário