segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ato Público proporciona perspectivas de melhorias ambientais em Pesqueira

Com a presença de dom Francisco Biasin, da prefeita Cleide Oliveira, de secretários municipais e religiosos, além da representação de escolas e entidades católicas, aconteceu, no Dia do Meio Ambiente, em Pesqueira, o Ato Público da Campanha da Fraternidade 2011. Além da excelente repercussão, o acontecimento ativou a conscientização da população e exigiu atitudes governamentais concretas diante dos anseios ambientais.  


Posterior a realização de passeatas simultâneas saindo das paróquias, da Catedral, do Convento e de igrejas, os participantes se organizaram e chegaram a Praça da Rosa, local do Ato Púbico. Na abertura do evento, o frei Francisco Gonçalves fez uma explanação sobre o Ato e sua significância para a cidade.  Após o discurso, apresentações rechearam o local. A demonstração teatral do Colégio Santa Dorotéia, ao som da música tema da Campanha da Fraternidade, a declamação de um cordel feita pelos Homens do Terço, a dramatização dos alunos da escola Arco-íris, a coreografia da Escola São José e apresentação da Banda Marcial desenharam o lado cultural do evento.

Após as apresentações, um ofício produzido pela Cáritas Diocesana em conjunto às Paróquias de Pesqueira, o CEDAPP, a Pastoral da Criança e diversos movimentos da igreja e entidades da cidade foi entregue à Cleide Oliveira. A carta foi resultado de uma pesquisa junto à todos os públicos envolvidos e, além de diversas sugestões, exigia ações mais energéticas do poder público em relação ao meio ambiente.  


Em fala à Cáritas Diocesana, a prefeita da cidade colocou o posicionamento da prefeitura em relação à análise e ao encaminhamento que será feito a partir desse acontecimento. Primeiramente, a representante da cidade parabenizou a iniciativa da Diocese de Pesqueira pela realização do Ato Público e afirmou que já está em diálogo junto à Secretária do Meio Ambiente. O intuito é articular uma reunião entre os representantes de cada entidade da Diocese e o poder público com o objetivo de traçar ações e criar um conselho, distribuindo missões, de forma que cada um seja responsabilizado por um campo de atuação ambiental. A construção da proposta será feita de maneira conjunta, criando um diálogo entre a prefeitura e a Diocese, essa representando a população. A data desse encontro não está definida, mas a prefeita afirmou que ele ocorrerá até o dia 10 de julho.
 
Para a coordenadora da Cáritas Diocesana, Neilda Pereira, o desafio agora é garantir que as propostas apresentadas ao governo municipal sejam efetivadas. “O compromisso assumindo pela prefeita Cleide Oliveira de sentar com os representantes das paróquias, escolas e organizações não governamentais para que juntos possamos elaborar um plano de ação reforça a importância de um diálogo aberto e comprometido com a melhoria na qualidade de vida da população de Pesqueira“.


Arméle Dornelas
Comunicadora
Cáritas Diocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário