sexta-feira, 20 de março de 2015

A Cáritas Diocesana de Pesqueira torna público selecionados para a próxima etapa do Edital n° 01/ 2015



 Referente a Seleção Simplificada Modalidade Prestação Serviços Facilitador (a).
Ailza Maria de Lima
Aldo Gustavo Melo de Siqueira
Ana Maria Dias de Oliveira
Araci de Miranda Almeida
Claudia Roseane G. de Oliveira
Cláudio Roberto Inojosa da Silva
Djanira Souza dos Santos
Edimilson Paulino da Silva
Eldes Bonifácio da Silva
Eduardo da Silva Pereira
Kessia Silva dos Santos
Luis Sávio Frazão de Brito
Jaide Nucia Ramos Nogueira
Os selecionados devem comparecer no próximo dia 23/03/2015 , a partir das 14h , no escritório da Cáritas Diocesana de Pesqueira.
Praça Comendador José Didier, s/n
Centro - Pesqueira.



Dom José Luiz convoca para o 1º Sínodo Diocesano de Pesqueira

PasCom Diocesana

Em carta endereçada a todos os diocesanos de Pesqueira, presbíteros, consagrados e consagradas, leigos e leigas, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, comunicou hoje, 19, festa de São José, padroeiro diocesano, a data em que será feito o anúncio oficial do 1º Sínodo Diocesano. O Sínodo será instalado no dia 23 de maio e se estenderá até agosto de 2018, quando a Diocese completará 100 anos de missão e evangelização.
Segundo o bispo, o evento tem por objetivo de favorecer uma visão sobre a realidade diocesana na qual estamos inseridos em vista de dar continuidade ao projeto de evangelização e missão, a partir de uma Igreja “Toda ela sinodal, discipular-missionária, Pobre e Servidora, a serviço do Reino de Deus”, crescendo na missionariedade, a serviço dos pobres.
Com a Missa dos Santos Óleos, em Pesqueira, no próximo dia 26, será feita a convocação oficial do Sínodo, que cumprirá uma agenda desde a instalação em maio deste ano até a promulgação dos textos e decretos conclusivos em maio de 2018.
O Sínodo terá como tema: “Por uma Igreja Toda ela sinodal, discipular-missionária, Pobre e Servidora, a serviço do Reino de Deus” e como lema: ”Diga a esta geração, avance”! (Ex. 14,15).
O que é um Sínodo?

Com base no Direito Canônico, nos cânones 460 a 468, um Sínodo é definido como “a Assembleia dos sacerdotes e de outros fieis escolhidos no seio da Igreja Particular, que prestem auxílio ao Bispo diocesano, para o bem de toda a comunidade diocesana.”.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Cáritas Paroquial Dom Hélder Câmara realiza bazar solidário e quermesse durante festividades a São José

Por  Elionay Araújo, Presidente Cáritas Paroquial Dom Hélder Câmara








A  Cáritas  Paroquial Dom Hélder Câmara do município de Venturosa em celebração as festividades do padroeiro da  cidade São  José realizou de 5 a 15 de  março diversas atividades na paróquia, como peregrinação da imagem pelos bairros da cidade , celebrações eucarísticas, bazar e uma quermesse.
Dentre a programação  no último domingo, 15, a missa celebrada na Igreja matriz, teve  como noiteiros a Cáritas Paroquial Dom Helder Câmara e as comunidades rurais, e foi presidida pelo Padre Adjailson. Para a quermesse que teve  de  tudo grupos, grupos, movimentos e  pastorais da paróquia comercializaram lanches e  diversas comidas típicas, para  o bazar as roupas e sapatos a  foram arrecadados pela Cáritas Paroquial, e paróquia São José.
 Apesar de ser o primeiro bazar na paróquia a  participação da comunidade  superou as  expectativas, e o sucesso foi  tamanho  que  uma nova edição já está sendo planejada  para  o encerramento das festividades  do padroeiro, no  dia 19 . Onde haverá procissão à São José pelas principais ruas da cidade e celebração solene.
Finalizo afirmando que este retorno às atividades paroquianas  com a presença da Cáritas Diocesana torna o momento único, onde permite ampliar o conhecimento sobre a nossa existência, além da conquista de novos associados. A Cáritas Paroquial tem vivido um tempo de graça, onde temos a esperança de uma melhor reestruturação e ampliação de nossos trabalhos para com as minorias e demais necessitados, agradecemos imensamente a cada pela  colaboração em nossas ações.
Que São José interceda por todos nós. Amém. 
Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


quarta-feira, 18 de março de 2015

Sítio Candeeiro em Poção recebe capacitação para cisterneiro

Por Heloíza Araújo, Técnica de Campo da Cáritas Diocesana de Pesqueira

Entre os dias 10 a 14 de março, a Cáritas Diocesana de Pesqueira promoveu no Sítio Candeeiro no município de Poção, capacitação para 10 cisterneiros. O objetivo do curso é habilitar novos integrantes e repassar o processo de construção das tecnologias da primeira água. Durante toda a capacitação as instruções sobre o manejo dos materiais usados na construção das cisternas, quantidade e os procedimentos foram o assuntos mais debatidos.
O programa 1º Água é uma realização da Diocese de Pesqueira, através da Cáritas Diocesana de Pesqueira, em parceria com o Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (Prorural).









Sítio Saquinho recebe dois dias de Capacitação em GRH







Por Heloiza Araújo, Assessora Técnica da Cáritas Diocesana de Pesqueira 

Nos dias 12 e 13 de março, 25 beneficiados do Sítio Saquinho em Poção, participaram da capacitação em Gestão dos Recursos Hídricos (GRH). Como metodologia para conhecer a realidade das comunidades, foram realizadas dinâmicas em grupo, no qual, as famílias abordaram suas principais dificuldades e desafios enfrentados para o acesso a água, além de produzirem desenhos que ilustravam a luta pela água.

Essa capacitação é importante para fortalecer as atividades que já estão sendo desenvolvidas pelas famílias em relação ao gerenciamento de água em suas propriedades, além de haver uma troca entre agricultores e agricultoras de experiências.

O programa 1º Água é uma realização da Diocese de Pesqueira, em parceria com o Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (Prorural), que prevê a construção de 200 cisternas no município.


sexta-feira, 13 de março de 2015

CÁRITAS PAROQUIAL SANTA CLARA DE ASSIS TRAÇA NOVOS CAMINHOS PARA O PROJETO CRESCENDO COM CIDADANIA EM TUPANATINGA

Por  Giselle Cavalcanti, Cáritas  Diocesana de Pesqueira

                A Cáritas Paroquial Santa Clara de Assis, se reuniu na manhã desta quarta-feira 12, para avaliar o Projeto Crescendo com Cidadania, que  iniciou  o ano  letivo no  último dia 03 de março. Atualmente 46 crianças estão inscritas para este ano, divididas em dois turnos, 15 crianças no turno da manhã e 31 no turno da tarde. Tendo em vista a desproporcionalidade na divisão das turmas, foi discutida na reunião uma nova proposta de caminhada para este e outros  pontos do Projeto.
 Os  encaminhamentos  foram : o  Projeto atualmente conta com uma equipe de 8 educadores, sendo dois deles de educação física e horticultura, ficou acordado entre a equipe que a partir de abril o projeto atenderá de segunda a quinta as crianças de 05 a 08 anos de idade oferecendo reforço escolar, artes e educação física; e de segunda a quarta aulas de música e horticultura para os que estão na faixa etária de 09 a 12 anos, bem como um dos educadores assumirá a função de Coordenador do Projeto,  que serão acompanhados mensalmente por um psicólogo e uma pedagoga que irão auxiliar nos planejamentos e no trabalho a ser desenvolvido com as crianças e adolescentes.
Para isso a Irmã Aparecida, presidente da Cáritas Paroquial e a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, farão uma conversa com o Prefeito do Município a  fim de reafirmar a parceria já existente, bem como a analisar  a possibilidade de contratação de um professor de música. Os educadores e a equipe da Cáritas Paroquial que estavam presentes na reunião saíram satisfeitos com a nova proposta e  com o anseio dos  novos   rumos e as mudanças destas crianças e adolescentes pelo projeto assistidas.

O próximo encontro da Cáritas Paroquial está  agendado para o dia 07 de abril ,às 9h no salão Paroquial Santa Clara de Assis. 

quinta-feira, 12 de março de 2015

Cáritas Paroquial em Sertânia caminha para Assembleia de Constituição

Por Núcleo de Comunicação, Cáritas Diocesana de Pesqueira

Os futuros agentes da Cáritas Paroquial do município de Sertânia se reuniram no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), nesta  quarta, 11, com objetivo de  planejar as atividades para 2015. O encontro contou com a presença do   padre   Fantico que   há 33 dias  assumiu as  paróquias de Sagrado Coração de Jesus, e Nossa Senhora da  Conceição. “Cheguei há pouco  tempo e  o que  tenho percebido  é que as  comunidades principalmente rurais são  fervorosas e desejosas pela  palavra. E  onde  estiver  este  desejo eu estarei  perto”, declara  o pároco.
Após quase seis meses de caminhada para formação em  Sertânia, entendo a missão, valores, diretrizes e ações para se  constituir  uma Cáritas Paroquial   os leigos sinalizam  este é  o momento da formalização de fato e  direito.  O agricultor  Suitbert, declara a importância da fundação. “Ser Cáritas é  trabalhar o servir, e dar oportunidade a todos. Aqui todos constroem, interagem e participa, quando as coisas  são feitas assim não  tem como dar  errado”, declarou.
Como  encaminhamento do planejamento o próximo passo  para   formalização da  constituição será o estudo do Estatuto, suas diretrizes, direitos, deveres, e funções  da  diretoria e  conselhos,  marcado para  dia  7 de abril, e em maio, dia 19,  durante  a  Festa do Novenário Sagrado Coração de Jesus,será  realizada a Assembleia  de  Constituição da Cáritas  Paroquial Sertânia , onde  os  noiteiros  serão os agentes Cáritas, pastorais sociais e  comunidades ruaris.
Ao final Padre Fantico recebeu os  parabéns em comemoração ao seu aniversário. 

segunda-feira, 9 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher é comemorado com diversas ações pela Cáritas Diocesana de Pesqueira

Por Risaldo Gomes, Articulador Cáritas Diocesana de Pesqueira





Em comemoração ao Dia  Internacional da Mulher, 8 de março, a Cáritas Diocesana de Pesqueira participou  da Ação Social no Posto de Saúde do Loteamento Portal, na cidade de Pesqueira, na última quinta-feira, 05, promovido pelo líder comunitário, e agente pastoral social da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Cícero Romero,  mais conhecido como Nado.
Na ocasião uma palestra sobre câncer de mama foi apresentada pelas agentes de saúde as mães, gestantes e donas de casa presente. A Cáritas Diocesana parabenizou a todas pelo seu dia, e que a Igreja está à disposição no apoio às lutas, conquistas e desafios da comunidade.
Dando continuidade as comemorações na sexta-feira, 6, a secretaria executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, participou de um debate na Rádio Jornal AM 1380, no programa Super Manhã, com apresentação de Givanildo Silva, com o tema Igreja, Mulher e Sociedade, que apontou o papel, as conquistas, desafios, e a participação da mulher acerca do tema.  Participaram do encontro, a educadora da Cruzada Feminina de Pesqueira, Zuleide Siqueira, e a formadora religiosa dos religiosos e seminaristas da Diocese de Pesqueira, Irmã Lindalva.
Durante a participação Neilda falou das conquistas da mulher em vários espaços, mas ressaltou que ainda há muitos outros a serem conquistados. “Hoje nós percebemos a participação da mulher de forma mais ativa em diversos ambientes de decisões e discussões o que representa uma enorme conquista. Mas o caminho a percorrer ainda é longo, e há muito que conquistar ainda”.
Para encerrar no domingo, 8,dia Internacional da Mulher, ao final da missa na Catedral Santa Águeda foi exibido um vídeo como o tema Mulher, realização, sonhos e desejos com depoimentos de mulheres em diferentes realidades.  
Em Pesqueira  moradora do Loteamento Portal, Naiane Alves, grávida de seis  meses falou dos sonhos para a chegada do filho, outra  realidade foi da Irmã  Lindalva, que  atua na formação de religiosos e seminaristas da Diocese que ponderou realização em ser mulher, e por fim a agricultora e tesoureira da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Santina Tereza, falou das  conquistas das mulheres o quanto já foi feito, mas que  ainda  há muito por conquistar.   


sexta-feira, 6 de março de 2015

Cáritas Diocesana de Pesqueira - Lança Edital de Seleção Simplificada

A Cáritas Diocesana de Pesqueira torna público o Edital Nº 01/2015, de Seleção Simplificado, na modalidade Prestação de Serviços, na função de Facilitador(a). São 20 vagas, para atuar na formação de famílias beneficiadas pelo Programa Cisternas, Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), e Pernambuco mais Produtivo, capacitando-as nos cursos de Gerenciamento em Recursos Hídricos (GRH), Gestão de Água para Produção de Alimento (GAPA) e Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção de Alimentos (SISMA) promovidos pela Diocese de Pesqueira, através da Cáritas Diocesana de Pesqueira .

Os interessados deverão enviar currículo até o dia 14 de março de 2015, para a Sede da Cáritas Diocesana de Pesqueira,no endereço Praça Comendador José Didier, s/n, Centro - Pesqueira. CEP: 55200-000

Informando campo do assunto no envelope: Edital Nº 01/2015- Cargo Pretendido: Instrutor de Capacitações.

Confira mais informações do Edital no Site da Diocese de Pesqueira.









quarta-feira, 4 de março de 2015

Diocese de Pesqueira promove curso de Formação Cidadã

Aula Inaugural do Curso de Extensão em Formação Política e Participação Social
para  lideranças  populares  é  realizado em Pesqueira

Por Núcleo de  Comunicação Cáritas  Diocesana de Pesqueira

Foi realizada no último sábado (28), no Colégio Santa Dorotéria em Pesqueira, a aula inaugural do Curso de Extensão em Formação Política e Participação Social.
O curso tem o objetivo de Promover um espaço de troca de experiências voltadas para a realidade de cada pessoa, provocando uma leitura crítica e propositiva da realidade, discutindo a gestão de políticas públicas, valorizando as experiências existentes, contribuindo para o entendimento e a prática nos municípios. Além de aprofundar a prática da cidadania, considerando o reflexo da nossa participação e intervenção no município, com  acompanhamento  e certificação  da  Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP). 
“O curso é um desejo da nossa Diocese de ajudar na formação da cidadania. Nós achamos muito importante a participação do nosso povo, dos nossos agentes na construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna”, falou o Bispo Diocesano, Dom José Luiz. 
Neste primeiro momento, foi apresentado o conteúdo do curso, carga horária, datas dos módulos e as metodologias a serem utilizadas. Além da participação do assessor Nacional da Comissão para Caridade, Justiça e Paz da CNBB, Padre Ari Antônio dos Reis, e Alder Júlio Ferreira Calado, do Diácono e Educador, da Arquidiocese da Paraíba, ministraram a aula inaugural pontuando dois assuntos : conjuntura Igreja e Sociedade , e como construir uma análise de conjuntura, a nível local, regional, nacional e internacional.
"A realidade não é linear, ela muda constantemente, e uma análise de conjuntura nos permite enxergar onde estamos, o que fazemos, e como podemos contribuir para que ações beneficiem não apenas a mim mas um coletivo, pois tudo está ligado, interconectado", declarou Alder Júlio. 
Aluna do curso Santina Tereza , agricultora do Sítio Angélica em Buíque, falou da expectativa em participar. “Conhecimento e troca de experiências é o que fortalece a nossa caminhada. E o curso irá proporcionar isso”, declarou.
O primeiro módulo será ministrado por Ângelo Zanré, Secretário Executivo da Cáritas NE2, e acontecerá nos dias 24 e 25 de abril , que terá como tema a Conjuntura Local e espaços de organização e discussão das políticas públicas e a participação social.

O curso
O Curso de Extensão em Formação Política e Participação Social está dividido em 06(seis) módulos, com duração de 12 horas cada, totalizando 72 horas/aula de forma semi presencial. 
Mais informações: www.diocesedepesqueira.com.br

Ou na Sede da Cáritas Diocesana de Pesqueira 
Praça Comendador José Didier, s/n
Centro - Pesqueira 
CEP: 52200-000







terça-feira, 3 de março de 2015

Campanha da Fraternidade é lançada na Diocese de Pesqueira












Por  Núcleo de  Comunicação Cáritas  Diocesana de Pesqueira
A  Campanha da Fraternidade 2015, foi lançada nacionalmente na  quarta-feira de cinzas, 18 de fevereiro, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB),em Brasília. Em nossa Diocese, o lançamento ocorreu  no último  sábado,28, no Espaço Dom Helder. 
Com o tema “ Fraternidade: Igreja e sociedade” e o lema “ Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a campanha este ano pretende aprofundar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.
Segundo  nosso Bispo Diocesano Dom José Luiz  o  lançamento da campanha  em nossa  Diocese  foi um momento  significativo , por reunirmos  diferentes frações  de nossa  Igreja em  prol  do  mesmo objetivo.“ Celebrarmos  este  momento com a  presença de  lideranças  das associações, representantes  das  comunidades, clero, Cáritas Paroquiais, poderes  públicos , agentes da Cáritas Diocesana de Pesqueira, além do representante da Comissão Justiça e Paz da CNBB, Padre  Ari, e o  Diácono  da Diocese de Pesqueira que atua  em João  Pessoa, Alder Julio, é uma  profunda experiência para entendermos a  importância de servir”, declarou.      
Para recepcionar os convidados grupo cultural da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, um dos contemplados pelo Fundo Diocesano de Solidariedade 2014 , que atua  na formação  musical de crianças carentes da cidade de Sanharó se  apresentou   e  emocionou a  todos  com seu repertório.
Para o lançamento da campanha, o assessor da Comissão Justiça e Paz da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Ari Antônio, o Diácono da  Diocese de Pesqueira  ,  que atua na  Paraíba, Ader Júlio  Calado, e a  secretária  executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, contribuíram com um debate  sobre os elementos base, compromissos, importância  e desafios em  trabalhar o  lema , “ Eu vim para  servir”,  na  Igreja e  principalmente  na  sociedade.
Na  ocasião  a Cáritas Diocesana de Pesqueira, através do  núcleo de comunicação  apresentou e  presenteou os participantes com  as peças institucionais,agendas e  calendários 2015 ,que este  ano trouxe  o lema   da  CF , “ Eu vim para servir”  além do  depoimento dos personagens que  participaram da construção do material. “ O servir para  mim  vem do agir com coração. Desde a minha  infância, meu  pai me  ensinou que devemos  olhar o próximo com o coração. E é  o que procuro fazer  em  todas a minha ações, com o coração sempre”, declarou Santina  Tereza, agricultora do Sítio Angélica em Buíque, e tesoureira da Cáritas Diocesana de Pesqueira.
Para encerrar  o bispo Dom  José  falou a  importância da  CF e  missão da Igreja “A Igreja   é antes de tudo, uma comunidade com a missão de ir, sem medo, ao encontro dos excluídos e convidá-los para seguir o Jesus”, declarou. Em seguida  o  Diácono Alder Julio, e a  leiga da Cáritas  Paroquial Santana de Buíque, Santana de Buíque, abençoaram a  todos.
Evento anual
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil sempre no período da quaresma. A cada ano, é escolhido um tema para despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema concreto na sociedade brasileira.
A primeira campanha foi realizada pela Cáritas de Natal (RN), em 1962. Sob o impulso do Concílio Vaticano II, em andamento na época, foi feita uma campanha em âmbito nacional pela CNBB, na quaresma de 1964.
A Igreja Católica explica que os 40 dias da quaresma são um tempo de reflexão, jejum, penitência, oração e conversão. É nesse período que os fiéis fazem caminhadas penitenciais, meditam sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e se inclinam a mudar sua vida