sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Governo paraguaio conhece experiências da ASA em Pernambuco



Texto por: Daniel Ferreira e Fabiana Francelino/Comunicadores Cáritas Diocesana de Pesqueira
Fotos: Daniel Ferreira e Prorural

O ministro de Emergência Nacional do Paraguai, Joaquim Roa, acompanhado de uma delegação do ministério paraguaio, visitou  e  trocou experiências de convivência com o Semiárido. A iniciativa do intercâmbio foi fruto da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Diocese de Pesqueira e Fundação AVINA.

 O ministro e a delegação do Paraguai conheceram algumas ações estratégicas de convivência desenvolvidas pela ASA, como as cisternas de placas de 16 mil litros d’água, cisterna calçadão de 52 mli litros, barragem subterrânea e bomba d’água popular. Essas tecnologias garantem a captação d’água da chuva o ano todo para as famílias agriculturas beberem, cozinharem e plantarem. São essas tecnologias que têm ajudado e amenizado a população do Semiárido a atravessar essa estiagem prolongada. ­

 No Paraguai, há uma região muito similar com o Semiárido brasileiro, que é o Grande Chaco. Uma área de clima seco com diversidade biológica e muito populosa. Possui um milhão de quilômetros quadrados localizados no centro do continente Sul-americano, além da República Paraguaia faz fronteira com Argentina e Bolívia. É nesse espaço geográfico que e se apresenta, ao mesmo tempo, a diversidade e as urgências sociais gritantes e uma forte pressão sobre o ambiente. Um lugar com fome de desenvolvimento equitativo e sustentável em benefício da humanidade.

Por três dias a  delegação conheceu e trocou experiências sobre as  ações e tecnologias de convivência. No Sítio Cafundó em Buíque, foram recebidos pelo agricultor Manoel Silva, onde conheceram  as  cisternas de 16 mil litros e 52 mil  de placas. Entenderam como funciona a  bomba d’água popular  e  como essa tecnologia salvou a vida de toda a comunidade, que chegava a caminhar, mais de 10 km  para conseguir  água  para  consumo  humano.  

Ainda em Buíque, conheceram outras ações na linha de  acesso à água, e  formas de organização comunitária e de comercialização  como a barragem  subterrânea e barraginha. A comitiva foi recebida na associação de moradores onde ouviram depoimentos sobre mudança de vida , após a  implementação das tecnologias.

Depoimentos como de Dona Lourdes, que fala  emocionada o quanto a sua  vida  mudou após as implementações. “ Antes eu não tinha água para beber, plantar ou cozinhar. Hoje eu negocio o que planto na feira. E ainda  sobre  para alimentar  minha família”.
 Para a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira e coordenadora da ASA em Pernambuco, Neilda Pereira, a visita do ministro, com sua equipe, consolida a caminhada de construção de um novo Semiárido. “O conjunto de ações desenvolvidas pela ASA mostra que estamos contribuindo e fazendo políticas públicas. Esse intercâmbio do governo paraguaio reforça que estamos também no caminho de iniciativas estruturantes e transformadoras para a região”, disse.

No segundo  dia a delegação  foi recebida  pelo Secretário de  Agricultura  e  Reforma  Agrária  do Estado, Aldo Santos, na sede do IPA( Instituto Agronômico de Pernambuco). Na ocasião  o secretário, apresentou  à comitiva o  trabalho que   tem  sido  feito pelo  Estado e  o sucesso  na parceria  com  a ASA em Pernambuco.
Para  Celso  Ayala, diretor do Serviço  Nacional  de  Saneamento Ambiental as instituições estão de parabéns  pelo trabalho desenvolvido.“   Estou surpreso  e  encantado como todo o que vi  e ouvi. Levo para  o Paraguai ,   uma outra visão sobre seca e falta d’água”, finaliza.

Para finalizar foram recebidos na sede da Ap1MC ( Associação Programa Um Milhão de Cisternas),  onde  conheceram a  fundo  todo  o funcionamento  da rede. Suas atividades, projetos,  organograma  operacional, atribuições e programas executados como o P1MC( Programa Um milhão de cisternas). Em seguida  foram recebidos  pelo  gerente geral do Prorural ( Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor  Rural),  Walmar  Jucá, na  sede  da  instituição, onde foram apresentados os   projetos  de   desenvolvimento  integrado e sustentável, voltados para a melhoria da qualidade de vida e geração de renda das comunidades rurais.

O ministro declarou  estar satisfeito com  o  intercâmbio, o que  viu  e aprendeu . “Saímos muitos felizes, eu e minha equipe, com tudo que vimos e vivenciamos aqui. Aprendemos muito com as famílias agricultoras desde a hora que chegamos. A ideia é replicarmos essas estratégicas e metodologias de convivência da ASA e transformá-las em políticas públicas”, falou orgulhoso Joaquim Roa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário