segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dom Francisco Biasin despede-se da Diocese de Pesqueira

No último domingo, 24, o bispo da Diocese de Pesqueira, Dom Fracisco Biasin, depois de oito anos de trabalhos na região, deparou-se com centenas de pessoas para recebê-lo em sua missa de despedida na Catedral de Santa Águeda na cidade de Pesqueira. Em agosto, o religioso segue para o Rio de Janeiro, onde assumirá a Diocese de Barra do Piraí em Volta Redonda como Bispo Diocesano.
A celebração contou com a presença de diversos padres, secretários municipais e estaduais, prefeitos dos 13 municípios que compõem o território Diocesano e vereadores da região. Secretários municipais e do governo estadual, assim como a prefeita de Pesqueira Cleide Oliveira e o governador de Pernambuco Eduardo Campos, acompanhado de sua esposa Renata Campos, também compareceram ao momento. Além das autoridades, a catedral revestiu-se de cerca de mil pessoas para saudar o Bispo em despedida.
A mobilização da população de Pesqueira para a homenagem de partida do Dom representa o importante percurso do religioso e sua influencia positiva e de bons frutos para as cidades atingidas pela atuação da Diocese. Enquanto Bispo, sempre atuou fortemente no âmbito social, principalmente no que diz respeito à convivência com o semiárido. A parceria entre a Diocese de Pesqueira e a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA Brasil) demonstrou o compromisso da entidade e do Dom com a segurança alimentar, a qualidade de vida e o estímulo ao protagonismo de agricultores e agricultoras em cidades do agreste do estado.
O resultado dos trabalhos do Bispo significou avanços para Pernambuco e para o Nordeste. Desse modo, Eduardo Campos, em seu discurso ao Dom na celebração em Pesqueira, entregou-lhe a Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes, maior reconhecimento pelos serviços prestados ao Estado de Pernambuco. “Ele ajudou muito as comunidades rurais e a todo o povo que luta por justiça nesta região. Teve nele um líder religioso com muita qualidade e com muitas virtudes. Ele ajudou muito o nosso governo a se aproximar do povo”, destacou Cam­pos.
Pelo seu compromisso e testemunho com a Diocese de Pesqueira, Dom Francisco parte saudoso “A gente nunca esquece o primeiro amor”, diz. Seu novo caminho será distante, mas com as melhores perspectivas. Sua herança para Pesqueira e municípios vizinhos deverá ser continuada, buscando a efetivação de ações que procuram minimizar as desigualdades sociais, a criação de uma economia sustentável e a autonomia da população do semiárido, região tão bem conhecida por Dom Francisco Biasin.


Confira a reportagem veiculada no Bom Dia Pernambuco com falas de Dom Francisco e da coordenadora da Cáritas Diocesana Neilda Pereira, clique aqui.


Arméle Dornelas
Comunicadora Popular da Cáritas Diocesana de Pesqueira e membro do núcleo de comunicação da ASA PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário