terça-feira, 26 de abril de 2011

Pesqueira recebe agricultores de todo o país no II Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores


O Agreste Pernambucano se prepara para receber os participantes do Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, no final do mês de abril.

        Entre os dias 27 e 29 de abril, o Agreste Pernambucano, especificamente a cidade de Pesqueira (a 215 quilômetros de Recife), sediará o Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores.  São esperados cerca de 300 participantes do semiárido brasileiro e de países da America Latina (Argentina e Paraguai), entre eles agricultores familiares, indígenas e quilombolas. A expectativa para esse momento é proporcionar a troca e a construção de conhecimentos, valorizando as inovações e reflexões sobre a convivência com o semiárido.
O evento é promovido pela Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA Brasil e conta com a parceria da ASA/PE, através das seguintes entidades: Diocese de Pesqueira, Centro Sabiá, Agroflor, CEDEC e a Diocese de Caruaru.
         Os três dias de encontro serão de intensas atividades, com uma programação que inclui desde debates e palestras a shows e apresentações culturais. O Semiárido Brasileiro se concentrará na acolhedora cidade pernambucana, mas o desenvolvimento do encontro não será restrito ao local. No segundo dia, os participantes serão divididos em grupos e partirão para cidades próximas ao município: Águas Belas, Cumaru, São Caetano, Jataúba, São José do Egito, Venturosa, Serra do Ororubá, onde esta localizada a comunidade indígena dos Xucurus, entre outras.

 O intuito dessas visitas é proporcionar o intercâmbio de conhecimentos entre os participantes. O foco será a produção de alimentos através de sistemas baseados no princípio da agroecologia, ou seja, a utilização consciente dos recursos naturais pelos agricultores e agricultoras, contribuindo assim para a sustentabilidade da vida no semiárido.   

Dona Lenita e seu filho - agricultores experimentadores

Agricultura sustentável - Canteiro Econômico

      Para o fechamento do evento, acontecerá um ato público na cidade que contará com a presença de  representantes dos governos federais, estaduais e municipais, dos moradores da cidade, do público presente e de agricultoras e agricultores de todo o estado pernambucano. O objetivo é dar visibilidade as experiências de convivência com o semiárido brasileiro e reforçar a importância de políticas publicas que valorizem as iniciativas locais.  
       
 As boas expectativas da cidade pernambucana em torno do Encontro Nacional claramente serão concretizadas. O porte do evento faz uma ligação, a partir da realidade local, a uma conjuntura social, política e ambiental. Os agricultores e agricultoras poderão sair de Pesqueira com as esperanças renovadas e possibilidades de inovações na convivência com o semiárido.  Os frutos desse encontro serão forças coletivas capazes de agir sustentavelmente, desenvolvendo sua economia e obtendo uma melhor qualidade de vida no semiárido.


Confira mais informações na página do evento clicando aqui.

Programação do Encontro




Arméle Dornelas
Comunicadora Popular
Cáritas Diocesana de Pesqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário