quarta-feira, 20 de abril de 2011

Fraternidade e a Vida no Planeta: Diocese de Pesqueira e a Campanha da Fraternidade

“Fraternidade e a Vida no Planeta”, tema central da Campanha da Fraternidade de 2011, aparece em um contexto em que atentar para o meio em que vivemos passou a ser uma questão de reflexões intensas. VER, JULGAR e AGIR, informando e sensibilizando as comunidades para a crise ambiental atual, como também para nossa responsabilidade enquanto homens e mulheres cristãos para com a Terra, torna-se o grande objetivo. Tomar consciência dos estragos causados pelas irresponsáveis atitudes humanas é o grande olhar proposto pela Campanha em 2011. Estimular atitudes sustentáveis no dia a dia de cada cidadão aparece como cerne das discussões e, principalmente, implementar a consciência e comprometimento com o meio ambiente em cada um. A convivência saudável entre homem e natureza aparece como desafio, mas essencial para a continuidade do desenvolvimento da economia, da cultura, da política e do próprio ser humano. A Campanha da Fraternidade aparece como agente estimulador, abraçando os pontos ambientais a serem discutidos e lançando às comunidades o tema, consequentemente, exigindo uma resposta satisfatória dos cidadãos.

Com esse olhar, a Diocese de Pesqueira, apoiadora da Campanha, lança ações de conscientização em cima de atitudes favoráveis ao meio ambiente. A coleta seletiva do lixo, a não poluição do ar, a economia de água e a limpeza das cidades são alguns dos pontos abordados nas atividades. Essas ações vêem sendo desenvolvidas pelas organizações pertencentes a Diocese desde o lançamento da Campanha, em março desse ano.  
A Cáritas Paroquial Quitéria Abigail de Araújo, no município de Jataúba, juntamente com a Cáritas Diocesana de Pesqueira promoveram o lançamento do DVD “Água – Vida e Alegria no Semiárido” para a educação nas escolas sobre o uso consciente da água. Além disso, as duas entidades passaram a articular uma mobilização, visando a parceria de comerciantes e empresários, para que, assim, seja criada uma fábrica de sabão com base no óleo saturado, na cidade de Jataúba. Palestras e oficinas de educação ambiental também foram desenvolvidas, tanto para escolas como para as comunidades das paróquias das regiões. Essas atividades compuseram o mês de março, fortalecendo o mote da Campanha da Fraternidade.
Abril também foi acolhido por movimentos ambientais protagonizados pelas paróquias assistidas pela Diocese. No dia 13, em Arcoverde, ocorreu a caminhada em consciência a Campanha da Fraternidade, com a participação de alunos de diversas escolas da cidade e articulada pela Paróquia de São Geraldo Magela. Além da caminhadas, atos públicos em favor do meio ambiente aconteceram no último dia 15, nas cidades de Venturosa e Buíque. Em Venturosa, organizado pela Paróquia São José, a Cáritas Paroquial Dom Helder Câmara e com o apoio da Cáritas Diocesana de Pesqueira, aconteceu outra caminhada pelas ruas da cidade reunindo, também, escolas da região com a realização de do ato simbólico do plantio de algumas mudas de árvores. Ainda no mês de abril, dia 16, Poção recebeu a Caminhada para a nascente do Rio Capibaribe. Oficinas e palestras marcaram novamente o período, contribuindo com a conscientização ambiental da população.

                                                      Caminhada Venturosa

                                          Caminhada Venturosa - Plantio de árvores
Mais atos públicos, movimentos, oficinas e palestras aguardam por maio. No dia 11, acontecerá um mutirão de conscientização para a coleta e reciclagem do óleo manufaturado, importante atitude para a saúde do planeta. Ainda nesse mês, 29, a cidade do Brejo da Madre de Deus receberá mais um ato público. Paralelo a esses movimentos, a conscientização nas escolas e paróquias continuam em vigor, educando e estimulando as atitudes em benefício do meio ambiente. 
Todas as atividades realizadas durante esse período são fortemente lembradas pelo mote da Campanha da Fraternidade. Assim sendo, um de seus mais importantes acontecimentos não poderia deixar de aparecer na semana do meio ambiente, em junho. No dia 5 do mês ambiental, acontecerá em Pesqueira um grande Ato Público chamando a atenção para os motivos da campanha e convidando a população pesqueirense a refletir em cima de suas atitudes para com o meio ambiente e o que vem sendo feito para as melhorias da cidade. 
Cada cidadão pode fazer sua parte agindo sustentavelmente e passando adiante a idéia, tornando-se consciente e, o mais importante, um agente de mudança e um protagonista para as melhorias da vida no planeta.


Arméle Dornelas
Comunicadora Popular
Cáritas Diocesana de Pesqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário