terça-feira, 22 de julho de 2014

Cáritas Diocesana de Pesqueira realiza oficina de SISMA para facilitadores

Núcleo de  Comunicação Cáritas Diocesana de Pesqueira
 A Caritas Diocesana de Pesqueira realizou na tarde desta segunda (21), a oficina de Sistema Simplificado de Manejo de Água (SISMA) para facilitadores. O objetivo foi discutir toda a parte metodológica das capacitações nas comunidades.
“Hoje fizemos um debate do que já estava sendo realizado e também saímos com uma proposta mais concreta dos conteúdos que serão trabalhados nas comunidades”, disse Arley Gomes, coordenador do Projeto Uma  Terra , Duas Águas (P1+2),parceria Diocese de  Pesqueira  e Articulação do Semiárido Pernambucano( ASA-PE).
O Sisma constitui uma  segunda etapa de formação para as famílias beneficiárias dos Programas   P1+2,  e  Pernambuco Mais Produtivo  (PMP). A primeira capacitação foi em Gestão de Água para Produção (GAPA), que foi realizada no mês de maio.
“O curso de GAPA é a parte inicial da nossa ação na comunidade. No curso de GAPA é discutida a parte de gestão da água e como a família usará a água na sua propriedade. Já na de SISMA, o curso é mais técnico, que visa aperfeiçoar as técnicas que as famílias adotam na sua comunidade”, completou  o coordenador.
Participaram dessa capacitação os coordenadores e técnicos dos projetos acompanhados pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, e também facilitadores dos municípios de Garanhuns, Venturosa e também da cidade de Pesqueira.
“Essa oficina é importante para que nós facilitadores possamos alinhar o material, dinâmica e todo o roteiro que utilizaremos nas comunidades”, contou o facilitador   no   município de  Pesqueira, Sávio Brito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário