segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cáritas Diocesana de Pesqueira conclui as atividades de 2012 com Encontro de Avaliação


Momento da mística do encontro
Dias 14 e 15 de dezembro foi realizado o Encontro de Avaliação da Cáritas Diocesana de Pesqueira, no Seminário São José, em Pesqueira.  Participaram do encontro a equipe da Cáritas Diocesana de Pesqueira, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais e associações de agricultores e comunitárias, representantes das Cáritas Paroquiais e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural.  Dentre os objetivos do encontro estava fazer uma retrospectiva das ações realizadas pela Cáritas Diocesana de Pesqueira; definir as linhas estratégicas de ação para 2013 e elaborar uma agenda para o ano que vem.

O Encontro de Avaliação começou com um almoço no dia 14, e foi concluído com uma confraternização, dia 15, com um jantar onde foram convidados amigos e parceiros da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

O Bispo da Diocese de Pesqueira, Dom José Luiz, também marcou presença no evento. “Eu gostaria muito que este encontro nos revestisse com vestes de esperança. O que nós conseguimos é fruto de uma luta de fraternidade, de justiça, de fraternidade, de sonhar junto. Um santo e abençoado natal. Que cada um possa dizer: que este Jesus que nasceu um dia em Belém, nasça agora em nossos corações”, disse Dom José Luiz, aproveitando a oportunidade para desejar seus votos natalícios ao público.

Os participantes do evento mostraram boas expectativas para o ano de 2013. “A expectativa é que o ano de 2013 seja de muita chuva, muita lavoura e muita fartura”, disse Maria José, do Sítio Duas Serras, em Poção. Alguns também esperam novas tecnologias geradoras de renda e a multiplicação das ações da Cáritas Diocesana de Pesqueira na região. “Esse encontro é um reencontro de várias pessoas de vários lugares com o objetivo de discutir, de ver as novidades. Estamos num período de seca, mas temos a esperança de que este período passe. Este momento é um encontro de afirmação, de certeza, de esperança. Nós precisamos afirmar que aqui é uma região em que podemos viver bem. Demos um passo importante, mas ainda precisamos mostrar ao poder público o que nós precisamos, e nós somos responsáveis por esta construção”, colocou Neilda Pereira, coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira sobre o propósito do encontro.

Na ocasião do evento a pedreira Edilene, de São Bento do Una, fez uma homenagem à Neilda Pereira, entregando uma miniatura de cisterna de placa construída por ela mesma.

No momento de avaliação dentre as ações realizadas no ano de 2012 o público do evento colocou: as tecnologias sociais do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1 + 2), do ProRural e do Pernambuco Mais Produtivo; um avanço no conhecimento das políticas públicas; a implantação da feira na Cáritas Diocesana de Pesqueira e o Projeto Crescendo com Cidadania, das Cáritas Paroquiais.

Em relação aos pontos fortes em que a Cáritas Diocesana de Pesqueira progrediu, os participantes do encontro citaram: as parcerias com o poder público e privado; o avanço nas famílias em relação à coletividade; a inclusão social; a profissionalização dos pedreiros; as visitas de intercâmbios e as capacitações.

Os presentes no evento também colocaram inúmeras ações da Cáritas Diocesana de Pesqueira que melhoraram a vida das pessoas, como a motivação para buscar outras políticas públicas e sociais; a inclusão social; a geração de renda; a valorização dos municípios; o acesso à água; melhoramento na saúde, dentre outros pontos relevantes.

Dentre as prioridades para o ano de 2012 foram definidas: o processo de formação das lideranças locais; manutenção dos barreiros e construção de barragens; acompanhamento das famílias que foram contempladas com as tecnologias sociais; ação de apoio à forragem dos animais; criação de banco de sementes; instituição da educação contextualizada; fortalecimento da economia solidária; escavação de poços e intercâmbios com as Cáritas Paroquiais e Diocesana Regional.

No Encontro de Avaliação da Cáritas Diocesana ainda foram firmadas datas para a Agenda de 2013 como o Encontro de Planejamento, nos dias 26 e 27 de agosto e a roda de conversa sobre a 5ª Semana Social Brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário