segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ASA prestigia os 50 anos da FETAPE

Neilda Pereira, Coordenadora Executiva da ASA/PE recebendo
placa de homenagem da FETAPE


A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco – FETAPE comemorou seus 50 anos nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, com o Salão Estadual Euclides Nascimento. No espaço aconteceu a Feira de Agricultura Familiar, com produtos de hortifruticultura e artesanatos, e paralelo ao evento também aconteceu o 11º Festival da Juventude Rural e uma exposição sobre a história do Movimento Sindical Rural, bem como a 4ª Mostra Cultural da Juventude.

A Federação é conhecida por ocupar terras, de forma pacífica, para denunciar junto ao poder público e à sociedade o descumprimento da função social em diversos latifúndios improdutivos no Sertão, Agreste e Zona da Mata. A Fetape contabiliza 2.500 famílias acampadas; 16.200 assentadas; e 4.800 beneficiadas pela Cédula da Terra e Programa de Crédito Fundiário. “O mais importante é que, a cada dia, buscamos melhorar o nosso trabalho e reafirmamos o nosso compromisso com um modelo de desenvolvimento que garanta sustentabilidade socioambiental e econômica e qualidade de vida para a população do campo”, afirma o presidente da Fetape, Doriel Barros.

A Articulação do Semiárido Pernambucano (ASA/PE) foi uma das organizações a serem homenageadas durante o evento, em que a Coordenadora Executiva da ASA/PE Neilda Pereira, esteve presente. A ASA/PE montou um estande com material de divulgação das ações da Diocese de Pesqueira e ASA. Os responsáveis pelo estande foram a secretária da ASA/PE Roseilda Couto, a técnica agrícola Heloísa Araújo e o Coordenador do Projeto Uma Terra e Duas Águas (p1+2), Edmilson Paulino.

 Além dos agricultores/as de todo o estado presentes do Salão da FETAPE, participaram também autoridades como: Deputados Manoel Santos (Estadual), Pedro Eugênio (Federal), Ranilson Ramos - Secretario de Agricultura do Estado, os Presidentes da CUT/PE Carlos Veras e Alberto Ercílio Broch - CONTAG, Dom Fernando Saburido - Arcebispo de Olinda/Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário