quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Cáritas Diocesana de Pesqueira realiza confraternização natalina para equipe

Momento da troca de presentes

Tempo de natal é época de relembrar os bons momentos do ano vigente, e fazermos votos para um bom período vindouro. Neste espírito, dia 21 de dezembro a equipe da Cáritas Diocesana de Pesqueira esteve reunida com seus convidados no Hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira, para comemorar confraternização natalina. O momento foi de alegria, boa música, troca de presentes e principalmente da lembrança de celebrarmos o nascimento de Cristo e buscarmos um ano de 2013 de muita paz, alegrias, esperanças e realizações.



Pessoal reunido na confraternização
O evento foi contemplado com boa música e um jantar, oferecido pelo buffet do Hotel Estação Cruzeiro. Dentre as atividades estiveram a troca de presentes do amigo secreto, e também da distribuição de presentes doados pelos fornecedores, onde cada integrante da Cáritas Diocesana de Pesqueira recebeu um dos presentes através de sorteio. Como lembrança ainda foi oferecido um kit natalino, com vinho, panetone e chocolates importados a todos os integrantes da equipe Cáritas Diocesana de Pesqueira. A troca de presentes no natal remete à lembrança dos presentes dados ao Menino Jesus na ocasião do seu nascimento, sendo este também um momento de darmos o melhor de nós ao nosso próximo.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cáritas Diocesana de Pesqueira conclui as atividades de 2012 com Encontro de Avaliação


Momento da mística do encontro
Dias 14 e 15 de dezembro foi realizado o Encontro de Avaliação da Cáritas Diocesana de Pesqueira, no Seminário São José, em Pesqueira.  Participaram do encontro a equipe da Cáritas Diocesana de Pesqueira, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais e associações de agricultores e comunitárias, representantes das Cáritas Paroquiais e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural.  Dentre os objetivos do encontro estava fazer uma retrospectiva das ações realizadas pela Cáritas Diocesana de Pesqueira; definir as linhas estratégicas de ação para 2013 e elaborar uma agenda para o ano que vem.

O Encontro de Avaliação começou com um almoço no dia 14, e foi concluído com uma confraternização, dia 15, com um jantar onde foram convidados amigos e parceiros da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

O Bispo da Diocese de Pesqueira, Dom José Luiz, também marcou presença no evento. “Eu gostaria muito que este encontro nos revestisse com vestes de esperança. O que nós conseguimos é fruto de uma luta de fraternidade, de justiça, de fraternidade, de sonhar junto. Um santo e abençoado natal. Que cada um possa dizer: que este Jesus que nasceu um dia em Belém, nasça agora em nossos corações”, disse Dom José Luiz, aproveitando a oportunidade para desejar seus votos natalícios ao público.

Os participantes do evento mostraram boas expectativas para o ano de 2013. “A expectativa é que o ano de 2013 seja de muita chuva, muita lavoura e muita fartura”, disse Maria José, do Sítio Duas Serras, em Poção. Alguns também esperam novas tecnologias geradoras de renda e a multiplicação das ações da Cáritas Diocesana de Pesqueira na região. “Esse encontro é um reencontro de várias pessoas de vários lugares com o objetivo de discutir, de ver as novidades. Estamos num período de seca, mas temos a esperança de que este período passe. Este momento é um encontro de afirmação, de certeza, de esperança. Nós precisamos afirmar que aqui é uma região em que podemos viver bem. Demos um passo importante, mas ainda precisamos mostrar ao poder público o que nós precisamos, e nós somos responsáveis por esta construção”, colocou Neilda Pereira, coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira sobre o propósito do encontro.

Na ocasião do evento a pedreira Edilene, de São Bento do Una, fez uma homenagem à Neilda Pereira, entregando uma miniatura de cisterna de placa construída por ela mesma.

No momento de avaliação dentre as ações realizadas no ano de 2012 o público do evento colocou: as tecnologias sociais do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1 + 2), do ProRural e do Pernambuco Mais Produtivo; um avanço no conhecimento das políticas públicas; a implantação da feira na Cáritas Diocesana de Pesqueira e o Projeto Crescendo com Cidadania, das Cáritas Paroquiais.

Em relação aos pontos fortes em que a Cáritas Diocesana de Pesqueira progrediu, os participantes do encontro citaram: as parcerias com o poder público e privado; o avanço nas famílias em relação à coletividade; a inclusão social; a profissionalização dos pedreiros; as visitas de intercâmbios e as capacitações.

Os presentes no evento também colocaram inúmeras ações da Cáritas Diocesana de Pesqueira que melhoraram a vida das pessoas, como a motivação para buscar outras políticas públicas e sociais; a inclusão social; a geração de renda; a valorização dos municípios; o acesso à água; melhoramento na saúde, dentre outros pontos relevantes.

Dentre as prioridades para o ano de 2012 foram definidas: o processo de formação das lideranças locais; manutenção dos barreiros e construção de barragens; acompanhamento das famílias que foram contempladas com as tecnologias sociais; ação de apoio à forragem dos animais; criação de banco de sementes; instituição da educação contextualizada; fortalecimento da economia solidária; escavação de poços e intercâmbios com as Cáritas Paroquiais e Diocesana Regional.

No Encontro de Avaliação da Cáritas Diocesana ainda foram firmadas datas para a Agenda de 2013 como o Encontro de Planejamento, nos dias 26 e 27 de agosto e a roda de conversa sobre a 5ª Semana Social Brasileira. 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

As mulheres são as primeiras a sofrerem com a seca



 Fonte: Assessoria de Comunicação da Casa da Mulher do Nordeste

Mulheres produtoras do semiárido
Se olharmos para a história das mulheres sertanejas se percebe que deixaram de ser tratadas como as viúvas da seca para serem reconhecidas como trabalhadoras rurais. Essa conquista ainda é pouco se compararmos as dificuldades que as mulheres enfrentam na convivência com o semiárido. Essas questões foram discutidas nesta segunda-feira (04) no painel “Os impactos da seca na vida das mulheres”, do Seminário Mulheres Tecendo um Nordeste Solidário, promovido pela Casa da Mulher do Nordeste. 
Neilda Pereira, coordenadora executiva da ASA–PE, destacou a importância das organizações de mulheres na construção de políticas públicas para a convivência do semiárido. “Quantas mulheres tem desenvolvido a construção de cisternas? Quantas estão no dia-a-dia enfrentando os problemas que a seca trás, com o cuidado com a casa, com a família? Somos lideranças e pessoas que podem contribuir para uma consolidação de uma política nacional de convivência com o semiárido”. Para ela um dos desafios é garantir e fortalecer as experiências e o trabalho das organizações de mulheres.

As sertanejas também enfrentam dificuldades no acesso a água para os animais e cuidados domésticos. “Somos as primeiras a sofrer com a seca, porque os homens saem de casa a procura de emprego, e ficamos com a responsabilidade de cuidar da casa e dos animais. Há mulheres que acordam de 4h da manhã para procurar um lugar para lavar a roupa, e quando acham um açude é de propriedade de homem”, revelou Josevânia Ribeiro, diretora do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São José do Belmonte. Em abril foi decretado situação de emergências em vários municípios do Sertão, depois de 7 meses é que a Companhia Nacional de Abastecimento entregou milho para as famílias alimentarem os animais.

Para Cristina Buarque, secretária da Mulher de Pernambuco, para diminuir os impactos que a seca provoca na vida das mulheres é preciso construir institucionalidades. “Nós da secretaria estamos participando do grupo da seca para dar visibilidade às questões das mulheres, a bolsa estiagem, por exemplo, foi uma conquista de muito trabalho e diálogo. Neste Nordeste Solidário, precisamos construir essa relação com o semiárido, através de institucionalidades e da força das organizações de mulheres”, disse.

Aniversário dos 24 anos do Caatinga


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ASA prestigia os 50 anos da FETAPE

Neilda Pereira, Coordenadora Executiva da ASA/PE recebendo
placa de homenagem da FETAPE


A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco – FETAPE comemorou seus 50 anos nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, com o Salão Estadual Euclides Nascimento. No espaço aconteceu a Feira de Agricultura Familiar, com produtos de hortifruticultura e artesanatos, e paralelo ao evento também aconteceu o 11º Festival da Juventude Rural e uma exposição sobre a história do Movimento Sindical Rural, bem como a 4ª Mostra Cultural da Juventude.

A Federação é conhecida por ocupar terras, de forma pacífica, para denunciar junto ao poder público e à sociedade o descumprimento da função social em diversos latifúndios improdutivos no Sertão, Agreste e Zona da Mata. A Fetape contabiliza 2.500 famílias acampadas; 16.200 assentadas; e 4.800 beneficiadas pela Cédula da Terra e Programa de Crédito Fundiário. “O mais importante é que, a cada dia, buscamos melhorar o nosso trabalho e reafirmamos o nosso compromisso com um modelo de desenvolvimento que garanta sustentabilidade socioambiental e econômica e qualidade de vida para a população do campo”, afirma o presidente da Fetape, Doriel Barros.

A Articulação do Semiárido Pernambucano (ASA/PE) foi uma das organizações a serem homenageadas durante o evento, em que a Coordenadora Executiva da ASA/PE Neilda Pereira, esteve presente. A ASA/PE montou um estande com material de divulgação das ações da Diocese de Pesqueira e ASA. Os responsáveis pelo estande foram a secretária da ASA/PE Roseilda Couto, a técnica agrícola Heloísa Araújo e o Coordenador do Projeto Uma Terra e Duas Águas (p1+2), Edmilson Paulino.

 Além dos agricultores/as de todo o estado presentes do Salão da FETAPE, participaram também autoridades como: Deputados Manoel Santos (Estadual), Pedro Eugênio (Federal), Ranilson Ramos - Secretario de Agricultura do Estado, os Presidentes da CUT/PE Carlos Veras e Alberto Ercílio Broch - CONTAG, Dom Fernando Saburido - Arcebispo de Olinda/Recife.