O Agreste Pernambucano se prepara para receber os participantes do Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, no final do mês de abril.
Entre os dias 27 e 29 de abril, o Agreste Pernambucano, especificamente a cidade de Pesqueira (a 215 quilômetros de Recife), sediará o Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores. São esperados cerca de 300 participantes do semiárido brasileiro e de países da America Latina (Argentina e Paraguai), entre eles agricultores familiares, indígenas e quilombolas. A expectativa para esse momento é proporcionar a troca e a construção de conhecimentos, valorizando as inovações e reflexões sobre a convivência com o semiárido.
O evento é promovido pela Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA Brasil e conta com a parceria da ASA/PE, através das seguintes entidades: Diocese de Pesqueira, Centro Sabiá, Agroflor, CEDEC e a Diocese de Caruaru.
Os três dias de encontro serão de intensas atividades, com uma programação que inclui desde debates e palestras a shows e apresentações culturais. O Semiárido Brasileiro se concentrará na acolhedora cidade pernambucana, mas o desenvolvimento do encontro não será restrito ao local. No segundo dia, os participantes serão divididos em grupos e partirão para cidades próximas ao município: Águas Belas, Cumaru, São Caetano, Jataúba, São José do Egito, Venturosa, Serra do Ororubá, onde esta localizada a comunidade indígena dos Xucurus, entre outras.
O intuito dessas visitas é proporcionar o intercâmbio de conhecimentos entre os participantes. O foco será a produção de alimentos através de sistemas baseados no princípio da agroecologia, ou seja, a utilização consciente dos recursos naturais pelos agricultores e agricultoras, contribuindo assim para a sustentabilidade da vida no semiárido.
Dona Lenita e seu filho - agricultores experimentadores |
Agricultura sustentável - Canteiro Econômico |
As boas expectativas da cidade pernambucana em torno do Encontro Nacional claramente serão concretizadas. O porte do evento faz uma ligação, a partir da realidade local, a uma conjuntura social, política e ambiental. Os agricultores e agricultoras poderão sair de Pesqueira com as esperanças renovadas e possibilidades de inovações na convivência com o semiárido. Os frutos desse encontro serão forças coletivas capazes de agir sustentavelmente, desenvolvendo sua economia e obtendo uma melhor qualidade de vida no semiárido.
Confira mais informações na página do evento clicando aqui.
Programação do Encontro
Arméle Dornelas
Comunicadora Popular
Cáritas Diocesana de Pesqueira
Programação do Encontro
Arméle Dornelas
Comunicadora Popular
Cáritas Diocesana de Pesqueira