segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Diocese de Pesqueira promove Capacitação de Gestão de Água para a Produção de Alimentos em Alagoinha

Moradores do Sítio Canga em capacitação


Momento da mística

Material de apoio da capacitação sendo entregue

Dias 16 a 18 de agosto aconteceu a Capacitação de Gestão de Água para a Produção de Alimentos – GAPA no sítio Canga, zona rural do município de Alagoinha-PE. Participaram  do evento 24 moradores da comunidade, e a instrutora da capacitação foi Santina Tereza, de Buíque-PE.
                A Capacitação em GAPA é um dos requisitos para os moradores da comunidade que irão receber  a cisterna calçadão em suas propriedades. A cisterna calçadão é um tecnologia  que disponibiliza  a água coletada da  chuva através de um calçadão de concreto que encaminha a água para uma cisterna de 52 mil litros, que serve para produção de alimentos para família e criação de animais de pequeno porte, o que traz grande benefício ao homem do campo nos meses de estiagem. A capacitação em GAPA visa especialmente fornecer ferramentas de conhecimento para que os futuros proprietários da cisterna calçadão produzam alimentos para a família, melhorando a qualidade de vida na zona rural.

Campanha Não Troque o Seu Voto por Água ganha alcance em diversos eventos



A Campanha Não Troque o Seu Voto por Água, articulada pela Diocese de Pesqueira, através da Cáritas Diocesana, em Pesqueira-PE  vem sendo divulgada em diversos eventos em Pesqueira-PE e região. A Campanha visa esclarecer às famílias e à sociedade em geral a desprezar e denunciar a prática de alguns políticos que estão  utilizando de medidas de emergência e socorro às vítimas da seca, como carros-pipa, distribuição de alimentos e sementes, dentre outros, em troca de votos para manterem-se no poder.
A Diocese de Pesqueira, através da Cáritas Diocesana de Pesqueira, pretende distribuir 2000 folderes da campanha Não Troque o seu Voto por Água até o dia das eleições deste ano. A distribuição está ocorrendo em escolas, associações comunitárias, igrejas e outros ambientes onde a sociedade civil organizada está presente.
Dia 16 de agosto aconteceu a divulgação da Campanha Não Troque seu Voto por Água durante a Capacitação de Gestão de Água para Produção de Alimentos, no Sítio Canga, em Alagoinha-PE.
Dia 14 de agosto, alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes, em Murici, zona rural de Caruaru-PE, receberam informações sobre Campanha Não Troque o seu Voto por Água, além de cordéis da Articulação no Semiárido – ASA, que retratam bem a boa convivência do homem no semiárido.
Dia 17 de agosto a divulgação da campanha Não Troque o seu Voto por Água ocorreu no Sítio Cocal, em Arcoverde-PE, durante a Capacitação de Pedreiros do Projeto P1 + 2 – Uma Terra Duas Águas.
E ainda dia 19 de agosto a campanha Não Troque o seu Voto por Água aconteceu na reunião da Sociedade dos Poetas e Escritores de Pesqueira - SOPOESPES, em Pesqueira-PE. Na ocasião, além da divulgação da campanha, houve a distribuição dos cordéis da ASA e do Boletim O Candeeiro, que traz relatos da vida do homem do campo, mostrando que é possível viver com qualidade de vida na zona rural desde que sejam disponibilizadas ferramentas e tecnologias para tal objetivo.

Campanha do Agasalho continua em Pesqueira e região


A Campanha do Agasalho, promovida pela Diocese de Pesqueira, através da Cáritas Diocesana, permanece funcionado tanto na arrecadação de doações, quanto na distribuição do material coletado nas comunidades carentes.
                Dia 16 de agosto o Sítio Canga, em Alagoinha-PE, recebeu doações da Campanha, que foram entregues na Associação Comunitária. E na mesma data, a Associação Comunitária do Loteamento Portal, em Pesqueira-PE também recebeu doações da campanha. Ambos os presidentes das associações se comprometeram em fazer entregas as doações aos moradores mais carentes da comunidade.
                Para doar roupas, agasalhos, calçados, dentre outros, para Campanha do Agasalho, ainda é possível entregar os materiais na sede da Cáritas Diocesana em Pesqueira-PE, no Casarão da Peixe, em frente à antiga Fábrica Peixe, ou nos locais do comércio da cidade onde existem os coletores da campanha. Ainda é possível obter informações através do telefone: (87) 3835-2646.

Capacitação de Pedreiros para cisterna calçadão acontece em Arcoverde

Pedreiros/as em capacitação


Momento de confraternização 




Pedreiros capacitados em cisterna calçadão

Cisterna calçadão construída durante a capacitação

Pedreiras participantes da capacitação

Dias 13 a 17 de agosto, a Diocese de Pesqueira, através da Cáritas Diocesana, promoveu uma Capacitação de Pedreiros no Sítio Cocal, em Arcoverde-PE. Participaram da capacitação dez pedreiros e duas pedreiras.
                O objetivo da capacitação é desenvolver as habilidades dos pedreiros e pedreiras para construção de cisternas calçadão, uma tecnologia que promove a captação de água das chuvas através de um calçadão de concreto. A água canalizada segue para uma cisterna de 52 mil litros e é direcionada à produção de alimentos e dessedentação de pequenos animais, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do homem do campo através de alimentos saudáveis para família e possível comercialização em caso de excedentes.
                Durante a capacitação os pedreiros e pedreiras constroem uma cisterna calçadão na comunidade onde acontece a capacitação. No último dia da capacitação houve uma confraternização com entregas de brindes e bingo. Na ocasião, houve a premiação de uma furadeira para os pedreiros.

Cáritas Diocesana tem novo endereço em Pesqueira



A mesa de café regional



A arte até no chão


Um momento de reflexão

Equipe Cáritas Diocesana e Convidados

Descontração com o forró pé de serra
 A Cáritas Diocesana, antes localizada ao lado da Catedral de Santa Águeda, agora está se encontra no Casarão da Fábrica Peixe, em frente a Fábrica Peixe, que é também um prédio histórico da cidade de Pesqueira, sendo visitado por muitos turistas.
                Dia 17 de agosto ocorreu a inauguração das novas instalações da Cáritas Diocesana com um café da manhã, que teve a presença do Dom José Luiz, Bispo de Pesqueira, além de outros representantes eclesiásticos, a Diocese de Pesqueira e a Pastoral da Criança.
                Como atração cultural, houve momentos de descontração com um trio de forró pé de serra. A decoração do evento foi rústica, valorizando dessa forma a vida do homem do campo, que é foco do trabalho da Cáritas Diocesana de Pesqueira.